Saturday, June 6, 2020
Isenção e Verdade


Toledo inicia 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza

Teve início nesta segunda-feira (11) a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. Em Toledo, as doses…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia11 de maio de 2020, 16:31h

Teve início nesta segunda-feira (11) a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. Em Toledo, as doses estão sendo aplicadas em sete pontos da cidade – Unidades Básicas de Saúde (UBS) do São Francisco, Centro, Coopagro, Europa, Maracanã, Paulista e sede da Secretaria Municipal de Saúde são direcionadas a vários grupos.

Esta fase será dividida em duas etapas: na primeira, de 11 a 15 de maio, podem ser vacinadas pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida. “Pedimos que mulheres grávidas e puérperas se dirijam exclusivamente à unidade do Paulista, pois ali somente elas poderão receber a dose e não estarão expostas a outros tipos de público. Já os pais e responsáveis devem levar suas crianças de 6 meses a 5 anos às unidades de saúde do São Francisco, Centro, Coopagro, Europa e Maracanã, pois queremos aproveitar a ocasião para averiguar o calendário de vacinação e oferecer as doses que estiverem faltando”, explica a  enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro.

A segunda etapa da terceira fase da campanha ocorrerá de 18 de maio a 6 de junho e contemplará professores e adultos com idade entre 55 e 59 anos. Quem integra os grupos que faziam parte das duas primeiras fases (idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de forças de segurança e salvamento, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo – estes dois últimos públicos precisam comprovar, por meio de registro em carteira de trabalho, que exercem tais profissões).

Até o momento,  18.640 doses da vacina foram aplicadas (62% do total previsto para Toledo) e existe a expectativa de que mais 16.289 moradores de Toledo as recebam nos próximos dias. Deste total, estima-se que 9.181 sejam para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos (3.084 entre 6 meses e 2 anos, 4.542 de 2 a 4 anos e 1.555 com 5 anos), 1.542 gestantes, 253 puérperas, 5.257 adultos de 55 a 59 anos e 1.456 professores – somente no primeiro dia da terceira fase da campanha, 613 pessoas foram imunizadas: 413 crianças (cobertura de 4,4%), 111 gestantes (7,2%) e 89 puérperas (35,2%).

Rosana salienta que a iminência da chegada do inverno torna ainda mais importante a imunização oferecida em cada dose contra os tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2), B e sazonal, vírus que provocam os casos mais graves de gripe em nosso país. “É a 22ª edição desta campanha, que é fundamental na diminuição de internamentos e mortes decorrentes das síndromes causadas pelo Influenza. Como o corpo leva cerca de 10 dias para assimilar os anticorpos da vacina, quanto antes tomar a dose melhor, pois, assim, nosso organismo chega preparado para os dias mais frios”, observa.

A enfermeira pontua que, com uma grande quantidade de pessoas imunizadas contra o Influenza, é possível diagnosticar com mais facilidade as pessoas infectadas pelo novo coronavírus, pois este desencadeia sintomas parecidos com o da gripe e saber qual atitude tomar em relação a um caso suspeito pode fazer uma diferença muito grande. “Para impedir que a Covid-19 provoque grandes problemas em nossa cidade, que mantém esta situação sob controle, não devemos nos esquecer dos cuidados básicos, como lavar as mãos ou passar nelas álcool em gel várias vezes ao dia, não levá-las a boca, nariz e olhos, usar o braço para cobrir o rosto ao tossir e espirrar, usar máscara em ambientes públicos, sair de casa só se for preciso, evitar aglomerações, apertos de mãos, abraços e beijos”, destaca.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: