Saturday, June 6, 2020
Isenção e Verdade


Dengue: Fumacê chega a Toledo e deve começar nos próximos dias

Para somar às ações de combate e controle ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão do vírus da dengue, a…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia28 de abril de 2020, 17:01h

Para somar às ações de combate e controle ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão do vírus da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, fará uso da pulverização de inseticida, conhecida como “fumacê”. A aplicação acontecerá nos próximos dias, assim que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde concluir a pulverização em um município vizinho.

Segundo a direção do Departamento de Vigilância em Saúde, a aplicação do produto não foi iniciada antes porque era preciso esperar a chegada de um novo inseticida. O inseticida que vinha sendo utilizado era o Malathion, mas o Ministério da Saúde decidiu suspender a utilização em 2019, pois constatou que o produto não estava mais sendo eficaz contra o Aedes aegypti.

Como a aplicação depende de vários fatores, como a direção ou intensidade do vento, ainda não é possível precisar qual dia as três equipes de aplicação iniciarão os trabalhos em Toledo. Ainda nesta terça-feira (28) eles estiveram em Toledo para definir onde ficarão alojados e iniciar as tratativas para traçar o roteiro de trabalho.

A equipe do fumace ficará em Toledo de 30 a 45 dias. Tudo vai depender dos fatores climáticos. A programação e o roteiro, bem como as informações e cuidados a serem seguidos pela população serão divulgados quando do início oficial dos trabalhos no município.

“Justamente por depender de vários fatores é que não podemos divulgar uma data exata que as equipes iniciarão os trabalhos em Toledo. Sabemos que somos o próximo município a ser contemplado pelo fumacê. Isso faz parte do cronograma da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos pedidos realizados tão logo fomos enquadrados nos critérios técnicos que justificam o fumacê. É um ganho para toda a população. Estamos com um quadro de epidemia em todo o Paraná, com um tipo de mosquito diferente circulando e é importante que todos limpem seus quintais para somar às ações do fumacê”, salientou a Diretora da Vigilância em Saúde, Edilza Coutinho.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: