Monday, June 1, 2020
Isenção e Verdade


Núcleo ODS entrega kits de higiene para Associação de Catadores

Com as atividades e programações suspensa em função das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o Núcleo dos Objetivos…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia23 de abril de 2020, 17:22h

Clique Aqui


Com as atividades e programações suspensa em função das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Toledo (Núcleo ODS), resolveu adotar uma estratégia de ajudar famílias que estejam precisando de apoio neste momento. Os escolhidos foram os participantes cadastrados na Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo.

Intitulada “Ajude quem precisa”, alguns membros do Núcleo ODS, composto por instituições públicas e privadas, além de voluntários, arrecadaram materiais de limpeza e higiene pessoal para destinar às famílias cadastradas na Associação.

Ao todo, 60 kits foram entregues nesta quinta-feira (23) na sede dos catadores, anexa ao Aterro Sanitário do Município. Os insumos arrecadados devem auxiliar diretamente mais de 200 pessoas. Máscaras, água sanitária, creme dental, sabonetes, detergente e até sabão artesanal fazem parte dos kits.

Servidores públicos municipais de diversas secretarias colaboraram com as arrecadações. Dos parceiros do Núcleo ODS, o Sicredi teve o maior envolvimento, principalmente com a participação do Comitê Mulher, responsável pela produção de quase 400 barras de sabão artesanal e a confecção de mais de 400 máscaras caseiras.

As ações realizadas contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 02 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). “Acreditamos em um mundo melhor”, diz Pâmela Bortoluzzi, Coordenadora Regional do Núcleo ODS/CPCE.

“A iniciativa do nosso Comitê Mulher demonstra que temos um grupo organizado e muito preparado. As integrantes se solidarizaram com o momento e decidiram que precisavam atuar. Como cooperativa entendemos que esse é um movimento muito positivo, que vem de encontro a nossa missão e nossos valores, por isso elas tem nosso total apoio”, mencionou o Presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Círio Kunzler.

A Coordenadora do Comitê Mulher, Carla Cristina Rauber, disse que divulgou a campanha entre um grupo de amigos e entre os gerentes das agências para fazer as arrecadações. “Quando postamos no grupo do Comitê Mulher sobre a importância de doarmos máscaras, prontamente algumas já se prontificaram a confeccionar. Só a mãe de uma participante costurou mais de 100 máscaras, outra participante costurou mais de 200”.

Elas se encontram uma vez ao mês, como não podem mais fazer esses encontros, essa foi uma forma de estarem conectadas e podendo ajudar quem precisa. “Eu queria poder fazer mais. Não tem como mensurar a satisfação de poder ajudar”, salienta a Coordenadora.

Gilnéia Grotto é membro do Comitê Mulher e disse que “essa parada [da pandemia] foi importante para podermos olhar pro lado, sair do nosso mundinho, ver que existem outras realidades, ver como vive seu vizinho, um catador de lixo da sua cidade. Normalmente a gente não para pra pensar sobre isso. Estávamos precisando disso. Quem tem sensibilidade conseguiu aprender alguma coisa e vai sair melhor dessa pandemia”.

Doações

Ao todo, o Núcleo ODS conseguiu reunir 383 barras de sabão caseiro, 24 pedras de sabão, 70 detergentes, 60 litros de água sanitária, 65 caixas de creme dental, 33 litros de desinfetante, 4 shampoos, 182 rolos de papel higiênico, 205 sabonetes, 425 máscaras caseiras, 5 litros de álcool perfumado, 5 litros de amaciante, 6 frascos de 500g de álcool em gel, dois de 880g, três frascos de álcool 70% líquido, 6,8 Kg de sabão em pó, 16 esponjas abrasivas, dois pacotes de absorvente íntimo, 500g de café, duas caixas de luvas de procedimento e 16 pares de luvas emborrachadas.

A presidente da Associação dos Catadores, Serli Corrêa dos Santos de Almeida, agradeceu o empenho do grupo e disse que as doações chegaram em boa hora. “Nós dependemos da venda dos resíduos e o último mês foi difícil para todos, tivemos troca de equipamentos, então as doações serão muito bem utilizadas por todas as famílias”.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: