Friday, June 5, 2020
Isenção e Verdade


Cooperativa de orgânicos aumenta faturamento durante a crise do Coronavírus

Para obter os resultados, novas estratégias foram adotadas na comercialização. Cooperativa também abriu oportunidades para produtores Com a pandemia do…

Por redacao gazeta , em Economia , no dia20 de abril de 2020, 11:05h

Para obter os resultados, novas estratégias foram adotadas na comercialização. Cooperativa também abriu oportunidades para produtores

Com a pandemia do novo Coronavírus pequenos produtores rurais enfrentam desafios para continuar escoando a produção e, ao mesmo tempo, se manter no mercado diante das mudanças geradas pelas medidas de prevenção. Em Cascavel, região oeste do Paraná, uma cooperativa de orgânicos certificados e em processo de certificação vai na contramão da crise e até aumentou o faturamento desde a segunda quinzena de março.

A Cooperativa Cores da Terra (www.cooperativacoresdaterra.com.br), fundada em maio de 2019, possuía três canais de venda: por assinatura, com envio cestas de produtos orgânicos; via aplicativos, redes sociais e site onde os clientes podem encomendar alimentos, e por meio de parceiros que cedem os estabelecimentos para servir como pontos de venda e distribuição. Diante das medidas de contenção do avanço da Covid-19, os produtores projetaram uma queda de assinantes no clube e a redução das vendas por aplicativos. Porém, ao contrário das previsões, a Cooperativa se deparou com outra realidade.

“Logo, nos primeiros dias das medidas sanitárias, começamos a buscar espaço de venda em redes de supermercados para conseguir escoar a produção que não teria saída nos nossos canais estabelecidos. Já tínhamos inserção em duas grandes redes em Cascavel e uma em Toledo e agora estamos prestes a inaugurar uma nova parceria, com outra rede local. Além disso, tivemos um aumento de 20% nas assinaturas das cestas e tudo somou para aumentarmos as vendas”, relata a diretora da Cores da Terra, Silvana Prestes de Campos.

Diante do aumento nas vendas, a Cooperativa precisou adotar novas estratégias. Hoje, além de receber e comercializar os orgânicos dos treze cooperados ativos, passou a abrir espaço para outros quatro produtores, oportunizando o escoamento da produção e a sustentabilidade financeira dos envolvidos.

“Quando essa situação começou, nossos cooperados não sabiam o que iria acontecer e tivemos muitas oscilações. Na primeira semana, por exemplo, com o aumento da demanda nos mercados, os produtos foram vendidos rapidamente. Já na segunda semana, houve queda. Foi a partir a terceira semana de março que conseguimos enxergar a rentabilidade por trás disso tudo”, ressalta Silvana.

Os resultados alcançados pela Cooperativa, segundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, que acompanha a trajetória dos produtores, demonstram a importância de planejar alternativas diante de uma situação adversa e não planejada.

“Os produtores associados à Cooperativa Cores da Terra poderiam ter se desmotivado nos primeiros momentos de indecisão e queda nas vendas. Mas, como o produto é orgânico, perecível e não pode ter a produção interrompida de uma hora para outra, os cooperados se uniram para fortalecer os negócios. Em meio à crise, não só conquistaram novos mercados, como atraíram clientes e até possíveis novos cooperados”, finaliza o consultor. Fonte: Sebrae

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: