Friday, June 5, 2020
Isenção e Verdade


“Envenenamento* dos pombos”?

Arrecadação solidária Ouro e Prata Queridos amigos, nós da Associação Cultural Esportiva Recreativa Ouro e Prata estamos fazendo uma campanha…

Por redacao gazeta , em Gente x Poder , no dia16 de abril de 2020, 18:14h

Arrecadação solidária Ouro e Prata

Queridos amigos, nós da Associação Cultural Esportiva Recreativa Ouro e Prata estamos fazendo uma campanha de arrecadação de alimentos para a doação a famílias que estão passando por dificuldades neste momento. Toda ajuda é bem-vinda! Quem puder entrar nessa corrente de solidariedade, entre em contato.

Visita a GM

Recentemente estive fazendo uma visita cordial ao novo comandante da Guarda Municipal de Toledo, Coronel Oscar Monteiro. Na pauta, como sempre, as mudanças naquela secretaria e as ações que estão em pauta (travadas no momento devido o coronavírus) para que os toledanos vejam a GM como orientadores e não aplicadores de multas que já reduziu assim, como, os cursos de aperfeiçoamento dos GMs.

Nelson Teich é o novo Ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro escolheu nesta quinta-feira (16) o nome do médico oncologista Nelson Teich para o Ministério da Saúde. Ele vai substituir Luiz Henrique Mandetta, exonerado.

“Envenenamento* dos pombos”?

Está circulando nas redes sociais a informação de que o Prefeito Lúcio de Marchi autorizou o “extermínio de pombas” e em contato com o município, recebemos uma nota de que essa informação não procede, portanto, um, fake e que, o município irá acionar os responsáveis pela falsa notícia por crime.

“Envenenamento* dos pombos”? I

Olha nobres gestores do município de Toledo, eu, duvido que vocês venham fazer tal “investigaçãopara deletar ou punir tais “fakes”. Se comprovado for, seria um fim nos “mentecaptas” ou dos tais protetores dos animas que hoje estão mais desocupados para usar as redes sociais como “vaso-sanitário”. Por que se recusaram em ouvir os servidores da limpeza? Aí tem…

 

Nota de esclarecimento:

O local passou por limpeza na tarde de quarta-feira (15). Por meio do contrato 1165/2018, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) realiza a reforma da Usina do Conhecimento. Um dos serviços previstos no contrato está a lavagem do telhado, serviço realizado no momento utilizando o produto Detergente Profissional Desincrustante Ácido.

Ainda nesta quarta-feira (15) populares adentraram ao local e acusaram o Município de estar passando veneno para matar as pombas. O fato é que encontraram alguns animais mortos no local, porém o local está fechado há vários dias. É possível que algumas pombas estejam mortas por falta de alimento.

Os populares foram atendidos por servidoras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, porém se recusaram a escutar as explicações sobre a limpeza e higienização do telhado e trataram de, sem consultar devidamente as autoridades competentes difundir notícias falsas e caluniosas contra o Município e seu gestor.

A título de informação, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental realizou um estudo piloto sobre a Situação Sanitária dos Animais Silvestres de Toledo nos últimos três anos. O objetivo, além de várias outros, era investigar doenças em pombos-domésticos (cryptococcus SP) de ocorrência no município de Toledo e avaliar o potencial zoonótico sobre a população humana.

Para a elaboração do projeto foi firmado o convênio Nº 96/2016 entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Prefeitura Municipal de Toledo. O acompanhamento de parâmetros de saúde de animais silvestres é uma importante ferramenta para o planejamento de políticas de manejo que visem à preservação da saúde destes animais ou a minimização de riscos à saúde humana.

Entre os vários levantamentos do estudo, observou-se que 100% dos pombos avaliados apresentavam ectoparasitas. “Apesar das análises iniciais não terem evidenciado a presença de Cryptococcus neoformans, análises adicionais estão em andamento para detecção do agente em amostras de tecido, que não apresentam melhor sensibilidade e menor risco de contaminação ambiental em relação às amostras de fezes secas obtidas diretamente do solo”, diz parte do estudo. Portanto, atrelar um serviço de limpeza a um “extermínio de pombos” é um desserviço à comunidade e aos próprios animais que vivem naquele espaço.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: