Friday, June 5, 2020
Isenção e Verdade


Previsão de chuvas de granizo e temperaturas caem no Sul

Uma forte chuva de granizo atingiu o sul do Mato Grosso do Sul entre a noite passada e a madrugada…

Por redacao gazeta , em AgroGazeta , no dia14 de abril de 2020, 13:45h

Uma forte chuva de granizo atingiu o sul do Mato Grosso do Sul entre a noite passada e a madrugada desta terça-feira (14), atingindo lavouras de milho e levando prejuízos ao produtor local. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a chuva aconteceu devido a uma massa de ar quente sobre a região e  baixa umidade relativa do ar que atingiu a região. Ainda de acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a formação de uma frente fria no sul país favoreceu a formação da chuva de granizo.

Ainda de acordo com Olívio, a formação da frente fria aconteceu entre a Argentina e o Uruguai, região onde não é comum de acontecer, mas favorecem a formação de grandes pedras de gelo como as que foram registradas na região. Ainda de acordo com o meteorologista, as previsões para esta terça-feira (14) continuam indicando chuvas para todo o Mato Grosso do Sul, podendo acontecer novas quedas de granizo.

 

Granizo MS - 14/04
Fotos registradas em Amambaí/MS​. Crédito Notícias Agrícolas

 

O modelo Cosmo do Inmet aponta que os volumes mais expressivos continuam sendo previstos para o sul do estado, com precipitação de até 50 milímetros em alguns pontos. Nas demais regiões, as chuvas também serão volumosas com acumulados previstos entre 20 e 40 mm.

As condições avançam para o norte do país e passará a chover de maneira mais expressiva no Mato Grosso, região que segundo Olívio, também pode receber granizo nas próximas 24 horas. Os mapas apontam acumulados de até 50 milímetros em áreas do Mato Grosso.

Na região norte do Mato Grosso, a tendência é que as chuvas fiquem ainda mais volumosas na divisa com o Tocantins na próxima quinta-feira (16), quando os acumulados podem ultrapassar os 125 mm de precipitação. Também há previsão de chuvas para Goiás, porém em volumes mais baixos quando comparados com as demais regiões.

Além do Centro-Oeste, Olívio destacou a possibilidade de tempestades para o Triângulo Mineiro nesta terça-feira, além de quedas de temperaturas em todo o estado de São Paulo. De acordo com o meteorologista o estado paulista também pode receber chuvas de granizo na região Centro-Oeste.

Continuam expressivas as chuvas em todo o Matopiba. Segundo o Cosmo, chove em todo o Maranhão com precipitação entre 20 e 40 milímetros. Os mesmos volumes são esperados para o Tocantins, com destaque para a região central que pode ter acumulados de até 70 mm. Já no Piauí, os volumes mais altos são esperados para a região sul do estado e no oeste da Bahia as precipitações devem ficar entre 20 e 30 mm.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Sul

Confirmando as previsões, a frente fria passou de maneira muito rápida pelo sul do país e as previsões de chuvas nas próximas 24 horas não abrangem todo o Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, apenas o extremo norte do estado deve  receber chuvas entre 20 e 30 milímetros de precipitação nesta terça-feira (14).

Já Santa Catarina e Paraná devem receber chuvas generalizadas, de até 40 milímetros de precipitação nas próximas 24 horas. Segundo Olívio, após a passagem dessa frente fria, as temperaturas devem voltar a cair em todo o sul do país, dando condições de mais geadas para os três estados, sobre tudo na Serra Gaúcha e Serra Catarinense.

Os mapas do Inmet indicam que as temperaturas mais baixas devem ser registradas em Santa Catarina, ficando entre 8 e 10 graus na maior parte do estado. No Rio Grande do Sul, as mínimas devem ficar entre 14 e 16ºC durante o dia, mas podem ficar entre 8 e 10 graus nos próximos dias. Santa Catarina também tem tendência de queda, assim como o Paraná nas próximas 36 horas. Fonte: Inmet , Por Virgínia Alves. Fonte: Notícias Agrícolas

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: