Monday, June 1, 2020
Isenção e Verdade


Central de especialidades não está entregando exames

Uma preocupação levantada pelos profissionais de saúde que atuam na Central de Especialidades é quanto ao número de pessoas que…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia9 de abril de 2020, 17:26h

Clique Aqui


Uma preocupação levantada pelos profissionais de saúde que atuam na Central de Especialidades é quanto ao número de pessoas que estão indo pessoalmente procurar resultados de exames na unidade. Como a recepção da Central está sendo utilizada pelo Pronto Atendimento Municipal Dr Jorge Milton Nunes (Mini Hospital) em função da reorganização do serviço, esse fluxo de pessoas se torna desnecessário no local.

A Diretora da Central de Especialidades, Jaqueline Laís Baumgarten, informou que a Central está sem atendimento ao público. “As guias e exames foram encaminhadas para as unidades básicas de saúde de referência. O paciente poderá se dirigir a sua unidade para a retirada do exame. Lembrando que com a reorganização dos serviços, pode ser que não seja a UBS mais próxima da sua casa”, explica.

Já com relação às guias para a realização de exames e consultas é necessário aguardar a ligação de um dos profissionais informando onde deverá fazer a retirada. “Vamos tentar ligar aqui da central, visto que as unidades estarão com serviço dobrado”, informou Jaqueline.

Gestantes

O Centro de Especialidades continua realizando o agendamento para ultrassom de gestantes, obstetrícia de alto risco, nefrologista, cardiologista e oncologista. As demais especialidades estão canceladas por enquanto.

O agendamento é realizado por meio do encaminhamento da unidade básica de saúde. “Só estamos agendando em menor quantidade para evitar aglomerações de pacientes no dia da consulta. Nestes casos quem liga pro paciente ir retirar a guia é a própria unidade. Então, a orientação seria aguardar a ligação para confirmação de consultas e exames”, reforça a Diretora.

Unidades de referência

A UBS São Francisco é referência para a população do Alto Panorama, Panorama e São Francisco; O Centro de Saúde é referência para a população da Paulista, Bressan, Porto Alegre e Centro; a UBS Maracanã é referência do próprio Maracanã; UBS Europa é referência para Jardim Concórdia, Santa Clara e Europa; e UBS Coopagro é referência para Industrial, Pancera, Cosmos e Coopagro.

Interior

As unidades de referência para os atendimentos no interior são a ESF São Luiz (Boa Vista fechará), ESF Vila Nova (Novo Sobradinho fechará) e Vila Ipiranga (Dois Irmãos fechará).

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: