Friday, June 5, 2020
Isenção e Verdade


Secretaria de Saúde reorganiza atendimento das unidades básicas

A Secretaria de Saúde apresentou ao Centro de Operações de Emergência (COE) a proposta de reorganização dos atendimentos das unidades…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia8 de abril de 2020, 15:47h

A Secretaria de Saúde apresentou ao Centro de Operações de Emergência (COE) a proposta de reorganização dos atendimentos das unidades básicas de saúde a partir da próxima segunda-feira (13). As medidas são necessárias em função do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir desta quarta-feira (08) os profissionais de saúde serão comunicados e remanejados conforme o plano apresentado.

A Secretária de Saúde, Denise Liell, reforçou que essas medidas são provisórias. “Neste momento de enfrentamento à pandemia temos que adotar as medidas necessárias para proteger a população, garantir os atendimentos básicos de saúde e para isso é necessário reorganizar todo o sistema. Toledo não está mais operando no sistema de território, onde é necessário procurar apenas a unidade mais próxima de casa. Com essa nova divisão, cada unidade terá um tipo de atendimento. E, em alguns casos, os profissionais são remanejados para dar suporte ao conjunto dos atendimentos, por isso algumas unidades serão fechadas”, explica.

Unidades que serão fechadas

A partir da próxima segunda-feira (13) não estarão funcionando as unidades de saúde do Alto Panorama, Pancera, Industrial e Concórdia. A UBS do Bressan já está fechada. Os profissionais dessas unidades serão distribuídos e atuarão provisoriamente em outras frentes.

UNIDADES REFERÊNCIA PARA SÍNDROMES GRIPAIS

Com a reorganização dos serviços de saúde, algumas unidades atenderão apenas pessoas com queixas de síndromes gripais. Para esses atendimentos as pessoas devem procurar as unidades de saúde do Panorama, Santa Clara, Porto Alegre e Cosmos.

O atendimento será das 7h às 19h durante a semana. Cada final de semana uma dessas unidades estará aberta ao público, em regime de escala entre as quatro. A unidade de plantão será anunciada na mídia e no site da prefeitura (www.toledo.pr.gov.br).

UNIDADES REFERÊNCIA GERAL

As unidades de saúde que poderão ser procuradas para vacinas, curativos, dispensa de medicamentos farmacêuticos e consultas,  exceto para síndrome gripal são do Coopagro, São Francisco, Europa, Centro e Maracanã. Elas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A UBS São Francisco é referência para a população do Alto Panorama, Panorama e São Francisco; O Centro de Saúde é referência para a população da Paulista, Bressan, Porto Alegre e Centro; a UBS Maracanã é referência do próprio Maracanã; UBS Europa é referência para Jardim Concórdia, Santa Clara e Europa; e UBS Coopagro é referência para Industrial, Pancera, Cosmos e Coopagro.

Interior

As unidades de referência para os atendimentos no interior são a ESF São Luiz (Boa Vista fechará), ESF Vila Nova (Novo Sobradinho fechará) e Vila Ipiranga (Dois Irmãos fechará).

Equipe de visita domiciliar

Será organizada mais uma equipe de apoio ao Programa de Atenção Domiciliar (PAD) composta de um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. Eles realizarão procedimentos como troca de sondas, curativos, medicações em domicílio, entre outras demandas.

Odontologia

O Município está organizado em duas unidades de referência para atendimento das emergências odontológicas. Uma equipe está atendendo na UBS Europa e a outra na UBS do Coopagro no horário das 8h às 19h.

Teleatendimento e Teleorientação

Em caso de febre, tosse, coriza nasal, cansaço fácil, dificuldade de respirar, evitar sair de casa e entrar em contato com a Central de Teleorientações sobre o Coronavírus, pelo telefone 3055-8872.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: