Monday, July 6, 2020
Isenção e Verdade


Call Center auxilia na prevenção do novo Coronavírus

A Teleorientação e o Teleatendimento realizado no município é feito por meio de um serviço de Call Center montado na…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia6 de abril de 2020, 17:55h

A Teleorientação e o Teleatendimento realizado no município é feito por meio de um serviço de Call Center montado na Secretaria de Saúde. A iniciativa começou a partir da demanda criada por conta da pandemia do novo coronavírus e por orientação do Ministério da Saúde. A necessidade de centralizar as informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da síndrome gripal mobilizou profissionais de saúde a realizar esse atendimento.

As ligações para o número 3055-8872 foram tantas que o Setor de Informática da Prefeitura providenciou um sistema informatizado para controle e organização do atendimento. O call center foi implantado e funciona das 7h às 22h, de segunda a segunda.

Esse call center é composto por profissionais médicos, da rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, os quais por meio de protocolos, fazem as devidas orientações para a população. Podem acionar o call center toda e qualquer pessoa que tenha dúvidas e/ou problemas nos sintomas respiratórios com suspeitas de contágio pelo Covid-19.

Sintomas

Os sintomas principais são febre, tosse e/ou dores de cabeça, dores no corpo e garganta. Aqueles que necessitarem de orientações, que estão com dúvidas, devem antes de procurar qualquer serviço de saúde, acionar o call center e ter as devidas orientações quanto ao fluxo e quanto às medidas a serem adotadas.

“É importante ressaltar também, que além de ser composto por profissionais com  condições técnicas de oferecer a devida orientação e segurança para as pessoas que acionam o serviço, há todo um registro das atividades realizadas”, explicou o Médico do Centro de Operações de Emergência (COE), Fernando Pedrotti.

Registro e monitoramento

Todas as ligações são registradas em uma planilha específica, a qual permite acompanhar as orientações e as condições que foram realizadas ao longo do tempo. Esse registro também auxilia no monitoramento de casos suspeitos. Gráficos alteram a cor para indicar quando é necessário retornar a ligação, fazer um acompanhamento ou encerrar o monitoramento de cada paciente e também dos familiares que devem ser acompanhados.

“O serviço desenvolvido pelo Setor de Informática do Município, permite além de segurança, atuar de forma preventiva tanto na rápida observação e identificação de possíveis complicações, quanto ainda no sentido de evitar que as pessoas transitem pelo meio social e possam vir a contaminar outras pessoas e aumentar o número de casos”.

Para realizar o Teleatendimento e Telemonitoramento o município conta com o auxílio e reforço na equipe de alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Efeito Cascata

O número 3055-8872 foi configurado de forma que pudesse atender a maior quantidade de pessoas. São oito ramais em atividade, que funcionam de forma automatizada. Se estiver ocupado o primeiro ramal o sistema transfere para o segundo e assim sucessivamente, de forma que, ao receber as ligações, possam realizar atendimentos simultâneos.

Atenção 

A desvantagem desse número 3055-8872 é que ele não dará sinal de ocupado. Mesmo que os oito ramais estejam sendo utilizados ao mesmo tempo, ao ligar, ele continuará chamando como se não estivesse ocupado, já que é um sistema automático de transferência de chamadas.

“Portanto, se você ligar e não der ocupado e ninguém atender, isso se deve ao fato de que todos os ramais estão funcionando naquele momento simultaneamente. O Departamento de Informática está monitorando isso, se identificar muitas situações de ligação em espera em determinados horários poderá reforçar o número de ramais e o atendimento, evitando que aconteça uma espera excessiva”, finaliza Pedrotti.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: