Thursday, July 9, 2020
Isenção e Verdade


Gaeco: Mortes em confrontos com policiais no Paraná têm queda de 6,12% em 2019

O número de mortes em confrontos com policiais (militares e civis) e guardas municipais no Estado do Paraná teve redução…

Por redacao gazeta , em Segurança , no dia18 de março de 2020, 09:44h

O número de mortes em confrontos com policiais (militares e civis) e guardas municipais no Estado do Paraná teve redução de 6,12% em 2019, em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 16 de março, pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que tem entre suas funções o controle externo da atividade policial. Foram 307 mortes em 2019, contra 327 em 2018. É a primeira que esse número tem um decréscimo desde que o Gaeco passou a fazer o controle desses registros, em 2015.

Entre os casos, 294 envolvem policiais militares, seis ocorreram em confrontos com policiais civis e sete com guardas municipais. As cidades com maior número de casos foram Curitiba (78), Londrina (36), São José dos Pinhais (18) e Cambé (12).

Estratégia nacional – O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Além disso, a exemplo dos demais MPs do Brasil, o Ministério Público do Paraná aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP tem como objetivo assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

As tabelas abaixo apresentam os dados por semestre desde 2015 e as cidades com maior número de mortes.

• Mortes em confrontos com policiais (por semestre) – 2015 a 2019

Mortes Confronto

*PM: Polícia Militar, PC: Polícia Civil, GM: Guarda Municipal
• Cidades com maior número de mortes em confrontos com policiais em 2019**

Mortes Confronto Tabela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*PM: Polícia Militar, PC: Polícia Civil, GM: Guarda Municipal
** Veja aqui a relação completa por cidades

 

Leia a matéria anterior com o balanço dos dados de 2018:

17/01/2019 – Divulgado balanço de mortes em confrontos com policiais em 2018

 

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4249

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: