Wednesday, April 8, 2020
Isenção e Verdade


Coronavírus: Prefeito decreta medidas de prevenção em Toledo

Em entrevista coletiva, o Prefeito Lucio de Marchi, a Diretora da Vigilância Sanitária, Edilza Coutinho e o Médico do Departamento…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia16 de março de 2020, 16:26h

Clique Aqui


Em entrevista coletiva, o Prefeito Lucio de Marchi, a Diretora da Vigilância Sanitária, Edilza Coutinho e o Médico do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Pedroti, foram anunciadas as medidas a serem adotadas em Toledo em virtude da epidemia de dengue e para diminuir a transmissão do vírus com a chegada dos casos de gripe oriundas do Covid-19 (coronavírus).

Após se reunir com técnicos da Secretaria de Saúde e gestores das demais secretarias, baseado em orientações do próprio Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, o Prefeito determinou o adiamento de eventos públicos e aglomerações pelo período de pelo menos 30 dias.

“A dengue é um assunto de extrema responsabilidade de todos, não só cuidando dos terrenos, mas eliminando os problemas das calhas, muita água parada nesses locais, isso tem proliferado muito o mosquito da dengue. Sobre o coronavírus, vamos tomar várias medidas que devem ser entendidas com responsabilidade. Nosso principal objetivo é proteger as pessoas”, afirmou o Prefeito.

Coronavírus

Os profissionais da saúde lembraram que o coronavírus ainda é uma novidade na comunidade científica. Com apenas 76 dias, foi registrado em 31 de dezembro de 2019, na China.

Fernando Pedroti explicou que o momento em Toledo é da prevenção. “Temos que prevenir que o vírus venha a circular, sendo que o mesmo ainda não está circulante em nosso meio. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro apresentam transmissão local, ou seja, o vírus está circulante, razão pela qual as medidas lá adotadas diferem daquelas adotadas neste momento em Toledo”.

Ele disse que não temos a transmissão comunitária, que é quando uma pessoa transmite para outra, ou a transmissão local, que é quando a pessoa é acometida pelo coronavírus sem saber com quem ela teve contato.

“A primeira ação visa proteger as pessoas, proteger a saúde e a vida das pessoas, visa entender  que teremos casos em Toledo, isso é uma questão de dias para isso acontecer, sendo assim as medidas serão de proteção para a comunidade mais vulnerável, especialmente a população idosa”, complementa Pedroti.

Determinações

O Decreto Nº 748/2020 publicado nesta segunda-feira (16) em edição extraordinária do Órgão Oficial determina uma série de medidas a serem cumpridas. Entre elas a suspensão de eventos públicos, quer sejam esportivos, culturais, sociais, de negócios e comemoração de festas tradicionais, visando evitar qualquer atividade que possa gerar a aglomeração de pessoas.

A Secretaria de Saúde recomenda a proibição de visitas em hospitais, presídios, cadeia pública. Também sugere que em cultos religiosos se tomem as medidas de higiene necessárias e que as pessoas com quadro gripal pratiquem o auto isolamento.

A Festa dos Pioneiros, bem como todas as atividades que envolvam grupos de idosos estão suspensas no município por pelo menos 30 dias, podendo ser prorrogados caso necessário.

A Agenda Aberta, realizada tradicionalmente nas segundas-feiras no Auditório da Prefeitura está suspensa pelo mesmo período.

Todos os eventos do Teatro Municipal e dos Centros de Eventos também foram adiados. As atividades da Secretaria de Esportes com os grupos de idosos estão suspensas. A orientação é que os idosos procurem ficar em casa e os familiares com sintomas gripais não devem visitá-los para evitar a transmissão da doença.

A Secretaria de Saúde recomenda ainda que pessoas com sintomas leves não devem procurar os serviços de emergência (Ex: Mini Hospital e UPA), visando evitar aglomerações.

As aulas em todos os níveis de ensino estão mantidas. Na Educação Básica do Município a Secretaria de Educação emitirá nota específica com todas as recomendações e medidas que serão adotadas. Uma delas é o rodízio entre as turmas para o intervalo do recreio. As bibliotecas serão fechadas e funcionarão apenas com trabalhos internos.

Nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) serão realizados apenas os atendimentos individuais.

Dúvidas

Para poder esclarecer melhor a população e sanar dúvidas sobre os sintomas da doença, foi definido o telefone número (45) 3055-8872.

Acompanhe a coletiva de imprensa na íntegra clicando aqui.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: