Sunday, July 5, 2020
Isenção e Verdade


Palestra aborda ações do Estado e o uso da tecnologia no campo

O rápido desenvolvimento da tecnologia no campo garante maior produtividade, mas também exige uma mudança de comportamento. Esse foi o…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia10 de março de 2020, 15:51h

O rápido desenvolvimento da tecnologia no campo garante maior produtividade, mas também exige uma mudança de comportamento. Esse foi o foco da palestra do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, nesta segunda-feira (09), durante a 29ª Expobel, em Francisco Beltrão. Ele apresentou as inovações e desafios do agronegócio nos próximos anos para um público de estudantes, técnicos, professores e lideranças do setor.

Entre as tendências estão máquinas autônomas, imagens com drones, sistemas integrados de produção e inteligência artificial. De acordo com o secretário, essa agricultura 4.0 traz como benefícios a redução de custos e do uso de insumos, agilidade na tomada de decisão e maior segurança alimentar. Por outro lado, há o desafio da conectividade, a capacidade de fazer as ferramentas conversarem entre si. “O incrível avanço da ciência e do conhecimento indica que essas mudanças vão chegar à propriedade do pequeno e médio produtor quer ele queira ou não. E se as tecnologias reduzirem esforço físico e trouxerem mais eficiência e produtividade, são muito bem-vindas”, diz o secretário.

Ortigara destacou a liderança do Estado na produção de várias culturas e o potencial para aumentar a exportação a partir do fim da vacinação contra febre aftosa. O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil, podendo atingir, neste ano, 40 milhões de toneladas, e o maior produtor de proteínas animais. Hoje, o agronegócio corresponde a 77% das exportações do Estado.

A feira Expobel, que segue até domingo (15), é a maior exposição do setor no Sudoeste do Paraná e expõe tendências para o mercado agrícola, melhores raças da pecuária mundial, novidades da indústria e ações sustentáveis. “A feira permite esse contato, especialmente com estudantes e lideranças, para mostrar como será nosso futuro e o esforço coletivo que fazemos para colocar a bandeira paranaense da produção de alimentos em qualquer lugar do mundo”, disse o secretário.

Na sexta-feira (13) ele retornará à feira acompanhando o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

INVESTIMENTOS – Ortigara também reforçou um conjunto de ações para tornar a agricultura paranaense mais eficiente e sustentável, inclusive no Sudoeste, que é um polo dinâmico do agronegócio. “Estamos trabalhando no fortalecimento das pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar, para que tenham atendidas suas necessidades de investimentos. Além disso, temos iniciativas recentes na área da segurança alimentar, da pavimentação de estradas rurais e benefícios à agroindústria”, completa.

AGROINDÚSTRIA – A chefe do Núcleo Regional de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, explica que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, colaborou para a construção do Pavilhão da Agroindústria, espaço da feira dedicado à valorização e divulgação da agricultura familiar. O local inclui o Café Rural, com produtos de associações e cooperativas da região; o Mercado da Indústria – parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) – e uma unidade didática para capacitar produtores e trabalhadores envolvidos na produção de matéria-prima.

A parceria envolveu ainda o Sesc, a Prefeitura de Francisco Beltrão e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater, que garante a orientação técnica e impulsiona a modernização a agroindústria. “É uma oportunidade de fomentar o setor produtivo. Esse formato foi aprovado pelo público e também pelos produtores, pois as vendas estão muito boas, o que mostra o potencial da nossa agroindústria”, diz.

PRESENÇAS – Também estavam presentes no evento o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater, Natalino Avance de Souza, e o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), Salatiel Turra.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: