Saturday, July 4, 2020
Isenção e Verdade


Escola de Saúde promove cursos de Residência e Enfermagem

A Escola de Saúde Pública do Paraná – Centro Formador de Recursos Humanos, promove nesta segunda-feira (02) aula inaugural dos…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia26 de fevereiro de 2020, 15:07h

A Escola de Saúde Pública do Paraná – Centro Formador de Recursos Humanos, promove nesta segunda-feira (02) aula inaugural dos cursos de Residência Médica Multiprofissional e de Enfermagem Obstétrica.

Os cursos, com duração de dois anos, fazem parte do Programa de Residência da Secretaria de Estado da Saúde e neste ano terá o ingresso de 12 profissionais.

A Residência Multiprofissional tem o objetivo de formar profissionais especialistas em saúde mental e as vagas são voltadas para graduados em Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

A Residência em Enfermagem Obstétrica visa a especialização no atendimento integral da gestante e cuidados com o recém-nascido.

Além das residências, a Escola também dará início em março a dois cursos sobre Vigilância em Saúde em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. O curso de Especialização em Vigilância terá etapas presenciais em Curitiba, e o curso Introdutório em Epidemiologia etapas presenciais em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava.

“Nosso objetivo é qualificar profissionais da área da Saúde em todos os níveis de atenção do SUS, de maneira articulada e que respondam as demandas locais e regionais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Ele disse que a principal meta desta gestão, que é promover serviços de qualidade para todo o paranaense, passa também pela formação, capacitação e especialização dos profissionais, por isso a importância destes e de todos os cursos ofertados pela Escola de Saúde do Paraná.

A Escola de Saúde Pública do Paraná mantém em sua grade cursos presenciais, de formação inicial, profissional e especialização; cursos de Educação a Distância; de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde Mental, Enfermagem e Obstetrícia, tendo como premissa a educação permanente em saúde.

“São 35 módulos promovidos durante todo o ano que contemplam profissionais da saúde em todos os níveis e também interessados na área. Tivemos no ano passado 618 certificados em cursos técnicos e 26.630 inscritos em EaD”, disse o diretor da Escola, Edevar Daniel.

“Neste momento também estamos organizando um curso, em parceria com a Secretaria, para atualização em Vigilância em Saúde Ambiental, que será direcionado para equipes que trabalham diretamente no combate à dengue; terá etapas presenciais e EaD”, acrescentou o diretor.

A grade de cursos da ESPP-CFRH pode ser acessada no site escoladesaude.pr.gov.br

REVISTA – A Escola de Saúde também publica semestralmente a Revista de Saúde Pública do Paraná, com artigos originais, de revisão, resenhas, comunicações breves e relatos de experiências produzidos por profissionais da área. Os interessados em publicar trabalhos na próxima edição podem acessar o link revista.escoladesaude.pr.gov.br/índex.php/rspp até o dia 15 de março.

“A revista é um estímulo à pesquisa e aprimoramento das ações que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações e a principal proposta é da disseminação do conhecimento nas diversas modalidades”, destaca o diretor Edevar Daniel.

A próxima edição da revista de Saúde Pública do Paraná será publicada em julho.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: