Monday, July 6, 2020
Isenção e Verdade


Abertas inscrições para evento sobre qualidade nos reservatórios

Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM – Workshop 2020, projeto com objetivo geral de desenvolver um modelo…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia21 de fevereiro de 2020, 15:29h

Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM – Workshop 2020, projeto com objetivo geral de desenvolver um modelo que possa ser usado para prever as mudanças esperadas de médio a longo prazo na qualidade da água nos reservatórios.

O evento é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Será no dia 3 de março, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, em Curitiba.

Segundo Mauricio Bergamini Scheer, um dos coordenadores do projeto pela Sanepar, o workshop vai tratar de questões relativas ao Mudak-WRM (Aquisição multidisciplinar de dados como chave para o gerenciamento de recursos hídricos globalmente aplicável), que tem por objetivo o desenvolvimento de soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e longo prazos.

Ele explica que o foco está na redução criteriosa da complexidade relacionada às abordagens científicas e dos dados requeridos para predições robustas. “A partir dos esforços de pesquisas em dois reservatórios, um no Brasil, o Passaúna, localizado em Curitiba, e o outro na Alemanha (Grosse Dhünntalsperre), queremos possibilitar a aplicação de modelos que funcionem eficientemente, principalmente para situações com pouca disponibilidade de dados”, disse.

O projeto está sendo desenvolvido há três anos e a expectativa dos organizadores é que os assuntos abordados durante o workshop estimulem novas investigações e aplicações, com a contribuição de todos os participantes: operadores, técnicos, gestores, pesquisadores, autoridades e outras pessoas interessadas.

O evento terá tradução simultânea (inglês/português). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 (sexta-feira) pelo e-mail apd@sanepar.com.br. Escrever no campo assunto “Inscrição Workshop Mudak”. E informar no corpo do e-mail o nome completo, CPF e instituição, unidade e e-mail para contato.

SERVIÇO: Evento: MuDak – WRM – Workshop 2020.

Local: Auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar – Rua Eng. Antonio Batista Ribas, 151, Tarumã, Curitiba.

Data: 03 de março.

Horário: Abertura às 8h30

Inscrições: até dia 28/02, pelo e-mail apd@sanepar.com.br

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: