Wednesday, April 8, 2020
Isenção e Verdade


Abertas inscrições para evento sobre qualidade nos reservatórios

Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM – Workshop 2020, projeto com objetivo geral de desenvolver um modelo…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia21 de fevereiro de 2020, 15:29h

Clique Aqui


Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM – Workshop 2020, projeto com objetivo geral de desenvolver um modelo que possa ser usado para prever as mudanças esperadas de médio a longo prazo na qualidade da água nos reservatórios.

O evento é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Será no dia 3 de março, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, em Curitiba.

Segundo Mauricio Bergamini Scheer, um dos coordenadores do projeto pela Sanepar, o workshop vai tratar de questões relativas ao Mudak-WRM (Aquisição multidisciplinar de dados como chave para o gerenciamento de recursos hídricos globalmente aplicável), que tem por objetivo o desenvolvimento de soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e longo prazos.

Ele explica que o foco está na redução criteriosa da complexidade relacionada às abordagens científicas e dos dados requeridos para predições robustas. “A partir dos esforços de pesquisas em dois reservatórios, um no Brasil, o Passaúna, localizado em Curitiba, e o outro na Alemanha (Grosse Dhünntalsperre), queremos possibilitar a aplicação de modelos que funcionem eficientemente, principalmente para situações com pouca disponibilidade de dados”, disse.

O projeto está sendo desenvolvido há três anos e a expectativa dos organizadores é que os assuntos abordados durante o workshop estimulem novas investigações e aplicações, com a contribuição de todos os participantes: operadores, técnicos, gestores, pesquisadores, autoridades e outras pessoas interessadas.

O evento terá tradução simultânea (inglês/português). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 (sexta-feira) pelo e-mail apd@sanepar.com.br. Escrever no campo assunto “Inscrição Workshop Mudak”. E informar no corpo do e-mail o nome completo, CPF e instituição, unidade e e-mail para contato.

SERVIÇO: Evento: MuDak – WRM – Workshop 2020.

Local: Auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar – Rua Eng. Antonio Batista Ribas, 151, Tarumã, Curitiba.

Data: 03 de março.

Horário: Abertura às 8h30

Inscrições: até dia 28/02, pelo e-mail apd@sanepar.com.br

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 

%d blogueiros gostam disto: