Thursday, July 16, 2020
Isenção e Verdade


Dia D de vacinação contra o Sarampo será neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início na última segunda-feira (10), e segue até o dia 13…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia14 de fevereiro de 2020, 14:51h

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início na última segunda-feira (10), e segue até o dia 13 de março em todo o Brasil. O Dia D de vacinação contra o Sarampo será neste sábado (15). Em Toledo as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 08 às 17h para a realização da imunização.

No interior as Unidades de Novo Sarandi e Concórdia do Oeste ficarão abertas das 08h às 17h, enquanto as UBSs de Vila Nova; Dois Irmãos; Novo Sobradinho; Dez de Maio; Vila Ipiranga; São Luiz e Boa Vista ficarão abertas das 08h às 12h.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, ressalta a importância da vacinação e pede para que a população procure a unidade de saúde mais próxima no Dia D.

“O Sarampo estava erradicado no Brasil há mais de 20 anos, mas no ano passado a doença voltou e muitas pessoas foram infectadas. É uma doença que pode levar a pessoa a óbito e a única forma de prevenção é a vacinação. Por isso a gente pede que toda a população procure a Unidade de Saúde mais próxima neste sábado e efetue a imunização. Até porque o Dia D é mais uma oportunidade de imunização para aquelas pessoas que não podem comparecer a uma UBS durante a semana”, destacou, Rosana Cerbarro.

Público alvo

Em Toledo assim como em todo o Paraná a vacinação está liberada para pessoas entre 05 e 59 anos, sendo que as pessoas dessa faixa etária foram divididas em três grupos. As pessoas que tem entre 05 e 19 anos e entre 30 e 59 anos devem comparecer a um posto de saúde, onde os agentes efetuarão uma análise do seu histórico de vacinação, com a intenção de saber se o cidadão precisará ou não receber mais uma dose da imunização.

O outro grupo é o de cidadãos entre 20 e 29 anos, do qual todos serão vacinados de forma indiscriminada. Rosana Cerbarro pontua que esse é o grupo de risco e por isso todos receberão mais uma dose da imunização. “O grupo de pessoas entre 20 e 29 anos foi infectado com mais de 52% dos casos de Sarampo no Paraná no ano passado e início deste ano. Esse grupo continua sendo o grupo de risco, desse modo todos que fazem parte dessa faixa etária serão vacinados de maneira indiscriminada, mesmo que já tenham recebido as duas doses da imunização”, esclareceu a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Rosana Cerbarro, complementa lembrando que a imunização se torna ainda mais importante em um momento de feriado prolongado como será o Carnaval nas próximas semanas. “Muitas pessoas, principalmente os jovens de 20 a 29 anos viajam em feriados prolongados como o Carnaval, algo que pode propagar o vírus de doenças como o Sarampo. Desse modo é importante que todos efetuem a vacina, pois assim ficarão imunes ao vírus, evitando uma possível epidemia, que seria de difícil controle”, finalizou, Cerbarro.

Para efetuar a vacina a pessoa deve se deslocar até a UBS mais próxima portando a carteira de vacinação e um documento com foto. Com a carteira de vacinação em mãos o cidadão poderá atualizar o seu cartão com as vacinas pendentes. Todas as UBSs do município terão doses da imunização contra o Sarampo disponíveis até o final que Campanha Nacional, que segue até o dia 13 de março.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: