Sunday, February 23, 2020
Isenção e Verdade


Dia D de vacinação contra o Sarampo será neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início na última segunda-feira (10), e segue até o dia 13…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia14 de fevereiro de 2020, 14:51h

Clique Aqui


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início na última segunda-feira (10), e segue até o dia 13 de março em todo o Brasil. O Dia D de vacinação contra o Sarampo será neste sábado (15). Em Toledo as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 08 às 17h para a realização da imunização.

No interior as Unidades de Novo Sarandi e Concórdia do Oeste ficarão abertas das 08h às 17h, enquanto as UBSs de Vila Nova; Dois Irmãos; Novo Sobradinho; Dez de Maio; Vila Ipiranga; São Luiz e Boa Vista ficarão abertas das 08h às 12h.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, ressalta a importância da vacinação e pede para que a população procure a unidade de saúde mais próxima no Dia D.

“O Sarampo estava erradicado no Brasil há mais de 20 anos, mas no ano passado a doença voltou e muitas pessoas foram infectadas. É uma doença que pode levar a pessoa a óbito e a única forma de prevenção é a vacinação. Por isso a gente pede que toda a população procure a Unidade de Saúde mais próxima neste sábado e efetue a imunização. Até porque o Dia D é mais uma oportunidade de imunização para aquelas pessoas que não podem comparecer a uma UBS durante a semana”, destacou, Rosana Cerbarro.

Público alvo

Em Toledo assim como em todo o Paraná a vacinação está liberada para pessoas entre 05 e 59 anos, sendo que as pessoas dessa faixa etária foram divididas em três grupos. As pessoas que tem entre 05 e 19 anos e entre 30 e 59 anos devem comparecer a um posto de saúde, onde os agentes efetuarão uma análise do seu histórico de vacinação, com a intenção de saber se o cidadão precisará ou não receber mais uma dose da imunização.

O outro grupo é o de cidadãos entre 20 e 29 anos, do qual todos serão vacinados de forma indiscriminada. Rosana Cerbarro pontua que esse é o grupo de risco e por isso todos receberão mais uma dose da imunização. “O grupo de pessoas entre 20 e 29 anos foi infectado com mais de 52% dos casos de Sarampo no Paraná no ano passado e início deste ano. Esse grupo continua sendo o grupo de risco, desse modo todos que fazem parte dessa faixa etária serão vacinados de maneira indiscriminada, mesmo que já tenham recebido as duas doses da imunização”, esclareceu a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Rosana Cerbarro, complementa lembrando que a imunização se torna ainda mais importante em um momento de feriado prolongado como será o Carnaval nas próximas semanas. “Muitas pessoas, principalmente os jovens de 20 a 29 anos viajam em feriados prolongados como o Carnaval, algo que pode propagar o vírus de doenças como o Sarampo. Desse modo é importante que todos efetuem a vacina, pois assim ficarão imunes ao vírus, evitando uma possível epidemia, que seria de difícil controle”, finalizou, Cerbarro.

Para efetuar a vacina a pessoa deve se deslocar até a UBS mais próxima portando a carteira de vacinação e um documento com foto. Com a carteira de vacinação em mãos o cidadão poderá atualizar o seu cartão com as vacinas pendentes. Todas as UBSs do município terão doses da imunização contra o Sarampo disponíveis até o final que Campanha Nacional, que segue até o dia 13 de março.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

 

%d blogueiros gostam disto: