Saturday, June 6, 2020
Isenção e Verdade


UTFPR – Câmpus Toledo completou 13 anos

No dia 05 de fevereiro de 2007, o câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi inaugurado. Inicialmente, o…

Por redacao gazeta , em Geral , no dia6 de fevereiro de 2020, 09:50h

No dia 05 de fevereiro de 2007, o câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi inaugurado.

Inicialmente, o câmpus Toledo estava localizado em um espaço provisório, no prédio da antiga Fundação Educacional de Toledo (FUNET) e ofertava o curso em Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Gastronomia. Naquele mesmo ano, no mês de agosto, também abriu a graduação em Tecnologia em Processos Químicos. Em 2009, a instituição disponibilizou mais dois cursos: o Técnico Integrado em Informática e a graduação em Engenharia Industrial Elétrica, que, mais tarde, migrou para Engenharia Eletrônica. Entretanto, os cursos técnicos de nível médio não são mais ofertados.

Em pouco tempo, o câmpus conquistou o seu próprio espaço e, em julho de 2010, foi inaugurada sua sede que está localizada na Rua Cristo Rei, nº 19, Vila Becker. Nessa época, somente contemplava um bloco construído, que abrigava salas de aula, laboratórios e setores administrativos. Nesse mesmo ano, em agosto de 2010, iniciou o curso de Engenharia Civil. Já no ano seguinte, em agosto de 2011, teve início o curso de Licenciatura em Matemática. Em janeiro de 2014, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e, em janeiro de 2015, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Computação.

Desde então, a instituição ampliou a sua estrutura física e, atualmente, possui três blocos – com salas de aula e laboratórios – restaurante universitário, biblioteca, ginásio de esportes, bloco administrativo e estacionamento, com uma área total de 60.541,80 m² para atender 1.565 acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Atualmente, a UTFPR – Câmpus Toledo, além de ofertar esses sete cursos de graduação – Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Engenharia Eletrônica; também oferta a ‘Especialização em Arquitetura e Tecnologia da Construção’, o mestrado acadêmico em ‘Processos Químicos e Biotecnológicos’ e os mestrados profissionais em ‘Matemática’ e ‘Tecnologias em Biociências’, o último funciona nas dependências do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (BIOPARK).

Como é possível observar, nestes 13 anos de existência, o câmpus Toledo da UTFPR obteve grande êxito em sua missão, que é “promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico”.

Para o Diretor Geral, Rodolfo Eduardo Vertuan, “comemorar os 13 anos do Câmpus Toledo da UTFPR significa comemorar o trabalho e dedicação de todos os servidores e alunos que, no dia a dia, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão – todos realizados com excelência, bem como colocam a nossa universidade em destaque na sociedade, especialmente de Toledo e região. Portanto, parabéns a todos os servidores e alunos! Que possamos ter cada vez mais motivos para comemorar!” Fonte: Assessoria UTFPR

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: