Sunday, July 5, 2020
Isenção e Verdade


Medicamentos podem ser pesquisados pelo PIÁ

Todo cidadão paranaense pode consultar rapidamente, por meio do PIÁ – Programa de Inteligência Artificial do Governo do Paraná, os…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia5 de fevereiro de 2020, 16:11h

Todo cidadão paranaense pode consultar rapidamente, por meio do PIÁ – Programa de Inteligência Artificial do Governo do Paraná, os medicamentos que estão disponíveis nas 23 farmácias da rede do Estado.

A funcionalidade apresenta os medicamentos padronizados em 84 protocolos clínicos com as principais informações para o usuário, como disponibilidade na rede e Classificação Internacional de Doenças (CID). A consulta pode ser feita por qualquer pessoa, estando ou não cadastrada nos programas de assistência farmacêutica do Estado.

“É mais uma facilidade que o Governo do Estado implanta para inovar e agilizar a busca por informações sobre todos os medicamentos de alta e média complexidades ofertados em nossas farmácias”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Com isso reafirmamos o compromisso de tornar os serviços de saúde mais acessíveis e mais qualificados para todo o cidadão, em todos os municípios e regiões do Estado”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria, Deise Pontarolli, outro ponto importante é que por meio desta ferramenta o usuário consegue adiantar uma etapa da busca pelo medicamento, pois o sistema também apresenta os documentos necessários para a retirada na farmácia. Na mesma pesquisa, o cidadão tem todas as informações necessárias. Este conteúdo foi elaborado pela equipe de profissionais do setor em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Segundo ela, as informações também são fundamentais para profissionais da saúde, órgãos públicos ligados à área, operadores do Direito e toda a comunidade. “O sentido é de facilitar a vida do cidadão, com entrega do medicamento o mais rápido possível, informação correta e garantia dos direitos de todos”, acrescentou.

ACESSO – A Secretaria da Saúde já mantinha a possibilidade de consulta, por meio do site oficial, mas agora com a disponibilização no PIÁ este acesso ficou ainda mais rápido e facilitado.

Para a consulta no PIÁ, o usuário deve acessar www.pia.pr.gov.br e seguir este passo a passo: guia de serviços saúde > medicamentos > consultar medicamentos da Farmácia do Paraná > consultar. Nesta última etapa, basta preencher o campo com o nome genérico do medicamento para obter as informações completas.

Hoje, são cerca de 230 medicamentos disponíveis e 241 mil usuários cadastrados para recebimento.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

APP PIA
Curitiba, 05/07/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: