Sunday, April 5, 2020
Isenção e Verdade


Campanha de vacinação contra o Sarampo começa no dia 10 de fevereiro

A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo começa no próximo dia 10 de fevereiro e estende-se até o dia…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia30 de janeiro de 2020, 16:01h

Clique Aqui


A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo começa no próximo dia 10 de fevereiro e estende-se até o dia 13 de março em todo o Brasil. Em Toledo as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em seu horário normal de funcionamento.

O Dia D de vacinação será no sábado dia 15 de fevereiro, quando todas as UBSs do município irão atender das 08h às 17h. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleonice Sarturi, explica que o Dia D é uma oportunidade para que aquelas pessoas que não podem comparecer aos postos de saúde em horário comercial possam efetuar a sua vacina.

“O Dia D é mais uma oportunidade para que algumas pessoas que não podem comparecer aos postos durante a semana possam receber a dose da vacina. Por isso a gente pede que todos compareçam, visto que a vacina é fundamental para que a doença não volte a se espalhar, causando novas epidemias”.

Faixa etária

As doses da vacina contra o Sarampo serão liberadas para pessoas entre 5 e 59 anos. Dentro da faixa etária que poderá receber a vacina as pessoas foram divididas em três grupos. Para os grupos de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos a vacina será seletiva, sendo avaliado o seu histórico anterior de vacinação, com a intenção de saber se a pessoa precisará ou não receber mais uma dose da imunização.

O outro grupo é de pessoas entre 20 e 29 anos. Para este grupo a vacinação ocorrerá de maneira indiscriminada, ou seja todas as pessoas que estão nessa faixa etária deverão comparecer a uma Unidade Básica de Saúde para receber uma dose da vacina independentemente se foi vacinado recentemente.

Cleunice ressalta que a maior parte dos dados divulgados nos últimos meses aponta a faixa etária de 20 a 29 anos como a mais afetada com os casos de Sarampo. “As pessoas de 20 a 29 anos receberão a vacina de maneira indiscriminada, ou seja todos devem receber a dose mesmo que tenham recebido a vacina na última campanha. Isso se deve ao fato dessa faixa etária ser a que teve o maior número de casos confirmados nos últimos meses e continuam sendo o grupo de maior risco”, informou, Cleunice.

Para fazer a sua vacina a pessoa deve comparecer à UBS mais próxima portando um documento original com foto e a carteira de vacinação. Cleunice Sarturi ressalta a importância da vacinação contra o Sarampo e lembra que portando a carteira de vacinação a pessoa poderá atualizar outras vacinas pendentes.

“A vacina contra o Sarampo é fundamental, visto que a doença possui um grande poder de infestação. Então a vacina é a principal forma de evitar epidemias, principalmente em um momento como o atual, no qual os casos da doença voltaram a aparecer depois de muitos anos. A gente também lembra que indo receber a imunização contra o Sarampo a pessoa também poderá colocar em dia outras vacinas pendentes, o que é essencial visando os cuidados com a sua saúde”, esclareceu.

As doses da vacina estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município durante todo o período da campanha, que vai de 10 de fevereiro a 13 de março.

Fonte: Secom/Pref.  de Toledo

%d blogueiros gostam disto: