Sunday, July 12, 2020
Isenção e Verdade


Toledo sedia acordo para geração de energia ecológica firmado entre empresa alemã e Governo do Paraná

  Na próxima sexta (17), serão anunciados dois projetos no município de Toledo com foco na geração de energia ecológica…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia14 de janeiro de 2020, 15:59h

 

Na próxima sexta (17), serão anunciados dois projetos no município de Toledo com foco na geração de energia ecológica e tratamento de resíduos da Região Oeste, incluindo uma Usina de Biometano. A inciativa será conduzida pelo Grupo alemão MELE, com mais de 29 anos de experiência no planejamento e construção de usinas energéticas, e na geração de energias limpas.

O primeiro projeto, é uma Usina de Biometano para geração de biogás para uso industrial e biofertilizantes. O dejeto de suínos e os resíduos da produção agrícola regional serão utilizados como matéria-prima. O volume de investimentos para a planta é de cerca de R$ 60 milhões. “O principal objetivo do investimento é a geração de uma fonte de energia com capacidade de carga básica, armazenável e neutra em termos de clima para a variação da matriz energética brasileira, bem como a redução de gases de efeito estufa adicionais pela produção de biometano e uso de CO2 na indústria de alimentos”, destaca Felipe Kensy, Gerente de Vendas da Mele no Brasil.

O segundo projeto contempla a instalação de uma Usina de tratamento mecânicos-biológicos de resíduos urbanos para processar o lixo doméstico da cidade de Toledo e de outros 31 municípios vizinhos. Ambas as plantas devem ser construídas com know-how e tecnologia do estado alemão Mecklenburg Vorpommern.

Tratativas

Em março de 2019, foi assinado um Acordo de Cooperação entre o Município de Toledo e o Grupo Mele com o apoio do Ministério da Economia de Mecklenburg Vorpommern – Estado que recebeu a visita de uma delegação paranaense em novembro de 2019.

O lançamento oficial dos projetos e parcerias acontece no dia 17 de janeiro, às 10h30, em cerimônia realizada no Biopark, em Toledo. O evento contará com a presença do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do Secretário de Economia, Trabalho e Saúde de Mecklemburgo (Alemanha), Stefan Rudolph.

Estarão presentes também o Diretor-Presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, o Secretário de Estado Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes.

Paraná Plus

Durante as conversas realizadas entre os representantes políticos dos Estados do Paraná e Mecklenburg Vorpommern foi desenvolvido o conceito Paraná Plus, que como estratégia de longo prazo, deve promover a tecnologia e a inovação ambiental no Paraná e se transformar em uma marca registrada.

Como primeiro passo, o Grupo Mele já fundou uma subsidiária no município que seguirá essa estratégia. O escritório ficará localizado no Biopark para atendimento ao público e showroom de componentes utilizados em suas indústrias. “Seremos uma base de acesso a assistência também para outras empresas de Mecklenburg Vorpommern que estão interessadas em entrar no mercado brasileiro”, acrescenta Felipe.

 

Serviço

Lançamento Oficial da Usina de Biometano Toledo

Dia: 17 de janeiro de 2020

Coletiva de imprensa: 10h

Cerimônia: 10h30

Local: Biopark – Rodovia, PR-182, Toledo – PR

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: