Monday, January 27, 2020
Isenção e Verdade


Sistema harmonizado na propriedade do associado Rogério Pratti

Um sistema de produção bem protegido passa por várias ações que vão desde o manejo com o solo, cobertura de…

Por redacao gazeta , em AgroGazeta , no dia19 de dezembro de 2019, 15:01h

Clique Aqui


Um sistema de produção bem protegido passa por várias ações que vão desde o manejo com o solo, cobertura de área, diversificação e rotação de culturas, plantio direto, dentre outras técnicas que possam beneficiar as lavouras, seja no verão ou no inverno. E essa é uma referência para o associado, Rogério Aparecido Pratti. Ele mora em Vera Cruz do Oeste desde 1982, e é cooperado da Coamo no município vizinho São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná).

Uma das práticas adotadas, o plantio direto, já é realizado há mais de 30 anos, se consolidando como importante ferramenta na manutenção do sistema produtivo. “Acreditamos na importância do plantio direto que ao longo dos anos vem dando estabilidade para a produção”, assinala.  Ele recorda que faz o plantio direto desde quando ainda não haviam maquinários adequados para o sistema. “Nos adaptávamos às plantadeiras, tínhamos poucas ferramentas para o controle de pragas, mas acreditávamos que era um sistema importante, que harmonizava a produção.”

Na propriedade de 140 alqueires, a soja, milho e trigo são as principais culturas. Contudo, durante o ano as áreas recebem aveia, nabo, milheto e feijão, seguindo um planejamento no inverno e no verão.  De acordo com o associado, essa diversificação e rotação de culturas é outra prática importante. “Fazemos as ações pensando na produção de soja, que é o carro-chefe. Mas, damos a importância que cada cultura merece. O resultado tem sido satisfatório, mantendo boas produtividades mesmo em ano em que o clima não contribui. Essa estabilidade, acredito, que seja motivada pelo trabalho que desenvolvemos na propriedade” 

De família cooperativista, Pratti tem na Coamo uma parceira para manter e desenvolver o sistema. “A equipe técnica está sempre se atualizando e buscando novas tecnologias para aprimorar a nossa atividade. A cooperativa traz as informações que precisamos para o nosso dia a dia, e a Coamo tem papel fundamental no desenvolvimento da nossa região.”

O engenheiro agrônomo Carlos Alberto Dela Riva, da Coamo em São Pedro do Iguaçu, destaca que o associado segue as recomendações técnicas, e planeja cada safra e ação adotada na propriedade. “Essa manutenção do plantio direto há mais de 30 anos, aliado a rotação de culturas e diversificação de culturas dá uma boa estabilidade à produção. Mesmo em anos em que o clima não contribui, a média se mantém. Isso mostra que é importante se preocupar com as lavouras que trazem retorno financeiro, mas também ter plantas que possam melhorar o sistema.”

Fonte: Coamo

%d blogueiros gostam disto: