Wednesday, January 29, 2020
Isenção e Verdade


14 de dezembro, 67 anos de emancipação política, 68 de criação e 73 de desbravamento.

No ano de 1946, mais precisamente em 27 de março, deu-se início a vida de Toledo através dos desbravadores que…

Por Eliseu Langner de Lima MTPR 11737 , em Gente x Poder , no dia13 de dezembro de 2019, 18:00h

Clique Aqui


No ano de 1946, mais precisamente em 27 de março, deu-se início a vida de Toledo através dos desbravadores que no próximo mês de maço, completará 73 anos.

Em 14 de novembro de 1951 foi criado o município de Toledo através da Lei nº 970 publicado no diário oficial do estado na edição nº 208 em 16 de dezembro, uma sexta feira.

Um ano depois, a Lei nº 790 sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, datada de 14 de dezembro de 1952 determinou a emancipação de Toledo dando uma identidade e com todos os Poderes constituídos, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo.

A primeira eleição foi levada a efeito no dia 9 de novembro de 1952, e, a instalação oficial e solene do Município ocorreu em 14 de dezembro deste mesmo ano. O primeiro prefeito empossado foi o Senhor Ernesto Dall`Óglio que nesse ano, completaria 100 anos de vida caso estivesse vivo.

Toledo é a capital do agronegócio, conta com o maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) do Paraná, 350 km de estradas rurais asfaltadas ao longo de sua história. O município é polo de ensino superior, o único do país que possui seis restaurantes populares, tem o maior abatedouro de aves da América Latina e a maior indústria farmacêutica, líder nacional na fabricação de medicamentos genéricos, o único Biopark da América do Sul nessa dimensão, dois Centros da Juventude, dois Centros de Revitalização da Terceira Idade e Parque das Águas, gratuito.

Toledo no hoje

Toledo vive um novo momento de sua história com o início dos voos diários no Aeroporto Municipal e com o projeto do Biopark, primeiro Parque Científico e Tecnológico de Biociências do Paraná, que já instalou a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Biopark é um ecossistema que visa atrair e acolher ideias inovadoras, novos negócios e projetos que estejam alinhados com sua cultura ética e objetivos. Um ambiente propulsor de empresas, fomentando as interações econômicas e sociais com agentes públicos e privados, maximizando o potencial inovador como fator de sucesso. Nas próximas décadas, 30 mil novas vagas de trabalho poderão ser geradas.

O prefeito Lucio de Marchi comenta que a Prefeitura de Toledo faz a sua parte para que este cenário de desenvolvimento e progresso se mantenha sólido e constante, investindo na qualidade de vida da população por meio de Políticas Públicas em todas as áreas.

Atualmente, foi executado o maior programa de recape asfáltico dos últimos anos, segue com a Reforma das Unidades Básicas de Saúde, que oportunizam condições melhores aos servidores que trabalham nestes locais e aos munícipes que precisam dos serviços. As Estações de Tratamento de Esgoto foram retiradas da área urbana. Neste ano, com organização e planejamento foi possível ofertar à população cinco campos de futebol, sendo três desses, arena multiuso para esporte e lazer. Algumas escolas municipais e centros municipais de educação infantil, foram revitalizados, assim como os centros comunitários.

A Toledo de hoje projeta o amanhã

Por se preocupar com o futuro, Toledo, pensa à frente, preparando nossos jovens para o ENEM e vestibular, ao longo do ano de 2019 foram ofertadas 320 horas/aulas, para que os jovens que frequentam o Centro da Juventude tivessem uma oportunidade a mais de estudos. Foram ofertados cursos preparatórios para o Primeiro Emprego. A população teve a oportunidade de se qualificar profissionalmente por meio da Escola Técnica em parceria com o Senai, dentre outras ações.

Pensar o futuro é não esquecer daqueles que escreveram a história até aqui…

O município não descuidou da terceira idade, Nos CERTIs – Centro de Revitalização da Terceira Idade, são ofertadas atividades e trabalhos voltados à: Sócio educação, atividades físicas, recreativas, saúde e assistência Social.

O município tem trabalhado para atender reivindicações antigas da comunidade, viabilizando obras esperadas pela população há anos. O poder público local está preparando o município para os desafios do futuro. Nossa querida Toledo, uma cidade feita pelo seu povo. Trabalho pensado por muitas cabeças e transformado por várias mãos! Toledo é de fato, “Cidade Labor”.

Toledo é  uma cidade jovem e muito atraente

Empresário e agricultor Adelar Jose Holsbach  – Pelanka.

Na minha visão, Toledo hoje necessita apenas de gestão, pois tem sua propria independência graças aos nossos desbravadores que vieram construir essa linda e maravilhosa cidade com quanse 100 mil eleitores e próximo dos 140 mil habitantes. Como agricultor e empresário que sou, também me sinto responsavel por esses resultados mas afirmo que, desde um  simples criador de frangos a um mega empresa estão transformando nossa Toledo na cidade com maior qualidade de vida para quem vive hoje e para as proximas gerações. Parabens Toledo – 67 anos é ainda JOVEM!

Toledo, cidade Labor! ❤💚

Um município de pessoas trabalhadoras e prósperas, que vem crescendo e demonstrando ao estado, ao país e ao mundo toda sua força e riqueza. Desenvolvimento econômico exponencial e em constante evolução pela qualidade de vida da população. Essa é a NOSSA TOLEDO! 🙏🏼 um abraço especial de Marcelo Seger, a todos que fazem deste seu lar. Parabéns Toledo! 🎂 14 de dezembro – 67 anos 🎈

Se Toledo completa 67 com maior PIB Agropecuário se deve a força do produtor.

Como secretário de agricultura, afirmo que esses números de 2,2 bí na produção agro de Toledo demonstra a raça dos que hoje produzem com mais tecnologia mas, que lá, no começo de Toledo foi lavrada com suor e muita força pelos colonizadores. Parabenizar Toledo hoje pelos 67 anos é, abraçar quem verdadeiramente transformou e transforma essa cidade na mais linda e segura para se viver. Lidio Michels – Secretário da Agricultura de Toledo

Toledo é mais que terra produtiva.

Ninguem pode discordar que Toledo é diferente no que se refere a produção agropecuária. Isso se deve única e exclusivamente a aqueles de vieram para essa terra da “promissão” na década de 50 e hoje no século 21 comemoramos esses resultados porque Topledo é de gente trabalahadora. Parabens povo de Toledo. Parabéns produtores. Parabéns a todos e viva Toledo!

Vereador  e engenheiro agrônomo Leoclides Bisognin

Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer.

Gente que com o seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento da nossa cidade. Façamos uma prece neste aniversario de Toledo, vamos pedir a Deus saúde e sabedoria, por um futuro melhor, para nós e para as gerações de nossos filhos. Vereadora Olinda Fiorentin- Cidadania23.

Prêmios do Amador e troféu Avelino Campagnollo

Nesse 14 a partir das 20 horas na comunidade de Bom Princípio, acontecerá o Evento de encerramento do campeonato amador de futebol deste ano. Haverá a entrega da premiação (motos) as equipes campeãs, escolha da seleção do campeonato, do Craque Bola de Ouro e da garota Campeonato Amador, e o evento se encerrará com um Jantar e baile logo na sequência. A liga mandou confeccionar troféus denominado “Dr Avelino Campagnolo” para homenagear os meios de comunicação.

TOLEDO TERRA DE GENTE QUE SENTE, PENSA E FAZ!

São 67 anos de emancipação política.
HISTÓRIA iniciada com gente que decidiu buscar prosperidade, num tempo de inexistência de tecnologia, tempo de muito sacrifício, tempo de determinação daqueles que olharam para o futuro.
Gente que com suas mãos, mentes, almas e corações tiveram robustez necessária para enfrentar as dificuldades, muitos com a sensibilidade de sentir que nos quadrantes desta terra, existiam energias que convergiam para a prosperidade.

Aos 67 anos!
Justa é, a lembrança dos anônimos, também dos Silvas, dos Santos, dos Souzas, dos Nascimentos, dos povos das vilas, dos bairros. Não esquecemo-nos dos humildes, dos trabalhadores, das donas de casa, dos estudantes, das famílias que doaram suas vidas e perderam os seus, no desbravamento.

Eis que devemos lembrá-los SEMPRE!

Gratidão sempre aos pioneiros (nunca esquecidos), a empresa colonizadora, entidades, as igrejas de todas as crenças, as colônias de etnias japonesa, italiana, alemã e outras tantas pelas lutas incansáveis.

Mas gratidão também aos que foram chegando durante as décadas e os anos, aos mais recentes,incluindo, haitianos, senegaleses, os de Bangladesh, os povos da América Latina que vieram juntar-se na formação econômica e social deste GRANDE MUNICÍPIO!

SOMOS TODOS TOLEDO! -Foi feito muito! Temos muito a fazer! Juntos é possível!

PARABÉNS AOS NASCIDOS AQUI, AOS QUE ESCOLHERAM ESTÁ TERRA PARA MORAR, PARABÉNS POVO DE TOLEDO!!

Beto LUNITTI – Prefeito de Toledo – 2013-2016

Toledo 67 anos sempre AVANTE.



Como filho de pioneiros, sinto-me na obrigação de nesse dia, não só dar os parabéns, mas, também, afirmar que essa exuberante cidade de Toledo nos deixa com muito orgulho e com mais certeza que devemos muito aos desbravadores e por essa razão, estou à disposição para fazer de nossa cidade “labor” melhor do que já é. Paulinho Leonardi, presidente do AVANTE Toledo. Na imagem, Deputado federal Luís Tibé de Minas Gerais Presidente Nacional do Avante70 Paulo Leonardi Presidente Toledo Pr e Marisa Lobo Presidente Estadual.

Toledo é uma cidade formada por gente democrata

Uma cidade sem democracia, não há respeito e Toledo e seu povo laborioso, merece os parabéns do “Novo democrata de Toledo” pelos seus 67 anos de emancipação política. Que no próximo ano, haja novos caminhos e novas histórias –  Lúcio Elger – presidente do DEM 25

%d blogueiros gostam disto: