Wednesday, January 29, 2020
Isenção e Verdade


ExpoToledo: Desafio do Leite ressalta qualidade da produção no município

A Expo Toledo 2019 e 13º edição Internacional vem mostrando a força do agronegócio de Toledo e região desde a…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia6 de dezembro de 2019, 15:05h

Clique Aqui


A Expo Toledo 2019 e 13º edição Internacional vem mostrando a força do agronegócio de Toledo e região desde a quarta-feira (4) com diversas atrações especiais. Após um grandioso show realizado pela dupla Thaeme e Thiago na última noite (5), na arena no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a sexta-feira (6) começou animada com o Desafio do Leite. 

Na programação, o Desafio do Leite, reuniu trabalhadores rurais de 12 propriedades diferentes do interior de Toledo. Sendo mais de 40 vacas no desafio. 88 bezerros. Toledo este ano está recebendo o maior Torneio Leiteiro do Estado do Paraná em 2019 na Expo Toledo. 

Os participantes, em 16 minutos, podem retirar a maior quantidade de leite de seus animais, com o objetivo e apresentar a qualidade e os trabalhos desenvolvidos nas localidades rurais. Serão diversos  momentos do dia que acontecerão o desafio do leite, ordenha e mamaderodromo, até o sábado (7), quando encerra o Torneio Leiteiro.

O Técnico da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado (SEAB), Cid Clay Gabarão, está em Toledo para ser o coordenador oficial do Desafio do Leite, de forma voluntária. “Há algum tempo fomos visitar aproximadamente 50 propriedades rurais, e 12 tiveram interesse em participar da exposição. Até o momento a qualidade dos animais está superando as expectativas”.

Cid Clay frisou o real objetivo dessas atividades na Expo Toledo. “Temos como intuito atrair o produtor para que possa resgatar a sua vontade de produzir e a sua autoestima. Durante o ano eles ficam em suas localidades apenas trabalhando, sem um momento de lazer, e este é o encontro que reúne diversas comunidades que podem mostrar seus trabalhos através de uma competição saudável”.

E não é só toledano que está visitando a expo. Os curitibanos Jacó e Gracilete Hubner acompanharam de perto, pela primeira vez, o Desafio do Leite e a Expo Toledo. 

“Estamos visitando pela primeira vez a Expo Toledo, e aproveitando para trazer a minha mãe de 90 anos para também conhecer. Aqui onde está sendo realizada a exposição possui uma qualidade muito boa na estrutura. A gente nunca viu isso pessoalmente, sempre foi pela TV. Muito bom tudo aqui”, contou o promotor de vendas Jacó. 

A Expo conta com Parque de Exposições, Pavilhão do Agronegócio e Parque de Diversão. Apresentações culturais também acontecerão até o domingo (8) quando o evento chega ao fim. Com uma programação extensa, diversas pessoas estão prestigiando os dias de exposição. 

Incentivo a produção em Toledo

Toledo possui aproximadamente 1800 pastos. Atualmente está entre os cinco maiores produtores de leite do Paraná. Com produção de 83 milhões de litros. O Programa de Melhoramento Genético do município é composto de 225 produtores, distribuídos em 32 condomínios. A produção média diária de leite é de 350 litros, sendo 3500 a maior litragem e 15 a menor.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: