Monday, June 1, 2020
Isenção e Verdade


Toledo 67 Anos (1952-2019): Os prêmios econômicos e sociais da estrutura esportiva da cidade

TOLEDO – Não foi por acaso ou golpe de sorte que Toledo foi escolhido pela unanimidade dos municípios interessados, para…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia4 de dezembro de 2019, 17:04h

Clique Aqui


TOLEDO – Não foi por acaso ou golpe de sorte que Toledo foi escolhido pela unanimidade dos municípios interessados, para sediar pela 8ª vez uma edição dos Jogos Abertos do Paraná, a mais importante competição esportiva do Estado, reunindo delegações de dezenas de municípios classificados e milhares de atletas, além de treinadores e dirigentes.

Conforme o prefeito Lúcio de Marchi, depois de haver recebido o evento nos anos de 1979, 1990, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2014, em 2019 cidade sediou a 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná,  entre os dias 11 e 20 de outubro, reunindo 3.620 dos melhores atletas do Estado, divididos em 402 equipes, além de árbitros e dirigentes de 73 municípios de todas as regiões do território paranaense.

A abertura oficial aconteceu no Parque Ecológico Diva Paim Barth, um dos cartões postais da cidade, contando com desfile de delegações e demais atos do protocolo oficial, além de apresentações artísticas, mas o evento não mobilizou apenas praticantes e apreciadores das mais diversas modalidades esportivas, pois a presença de tantos visitantes por período relativamente longo, movimenta o comércio e setor de prestação de serviços da cidade.

As modalidades em disputas foram o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo, além do tiro com arco, que foi a modalidade de apresentação não contando pontos para a classificação geral.

Segundo o prefeito Lúcio de Marchi, com o retorno do evento após cinco anos, hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados e estabelecimentos do Shopping Panambi, permaneceram lotados ao longo de todo o período, elevando suas vendas e faturamento, o que trouxe benefícios para funcionários do comércio e até mesmo a arrecadação pública, além de garantir a satisfação da população em receber tantos e tão cordiais visitantes.

Para o chefe do Executivo Municipal, o sucesso da competição, com recepção e hospedagem de atletas e dirigentes, de acordo com suas expectativas, além de instalações esportivas à altura da importância do evento, do qual depende uma nova escolha futura para abrigar os jogos, exigiram muito de autoridades e servidores municipais, mas a sociedade de Toledo certamente foi recompensada pela mobilização.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a preparação de instalações e equipamentos para receber os visitantes e sediar as competições, iniciaram tão logo se soube da escolha de Toledo para a 8ª edição do evento em sua história, com obrigação de preservar a tradição de boas recepções, fazendo com que o município se empenhasse ainda mais na organização e estruturação dos locais destinados às disputas.

Conforme responsáveis pelo evento, além de oferecer boa estrutura para recepcionar as demais equipes, houve também grande empenho de técnicos e atletas locais para fazer bonito diante da torcida e dos adversários. Os competidores intensificaram sua preparação, pois tratou-se de oportunidade de valorização de atletas e dirigentes do esporte da cidade, o que foi alcançado com 3ª colocação geral, a melhor posição da sua história.

Conforme o prefeito, a competição, com tantos e bons resultados esportivos e econômicos, além da divulgação positiva da estrutura da cidade e da cordialidade de comerciantes, atendentes e cidadãos, denominada Jogos Abertos do Paraná Divisão A, é realizada pelo Governo do Paraná, através da  Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, contando com todo o apoio da estrutura da Prefeitura de Toledo.

A história vitoriosa da disputa em Toledo começou em 1979, segundo Lúcio de Marchi, quando foi inaugurado o Ginásio de Esportes Alcides Pan, na Vila Industrial, após a execução da obra em prazo recorde de 39 dias, com operários trabalhando dia e noite para sua conclusão no período estabelecido.

Em 1979, Toledo sediou a fase final dos 23ºs Jogos Abertos do Paraná e depois de nove dias de disputas, o município obteve o 2º lugar masculino e 5º feminino na classificação geral. Foi realizado concurso para a escolha da logomarca oficial dos jogos, que abrangeram as modalidades de ginástica artística, atletismo, natação, xadrez, voleibol, handebol, tiro ao alvo, futebol de salão, beisebol, judô, bolão, futebol de campo e ciclismo.

A estrutura esportiva pública de Toledo:

 – 85 Academias da Terceira Idade

– 16 Estações de Saúde

– 10 ginásios poliesportivos

– 09 campos de futebol

– 02 piscinas cobertas e aquecidas

– 02 Centros da Juventude, com piscina coberta e aquecida e quadra poliesportiva, atendendo também lutas e esportes de mesa

– 03 clubes esportivos e recreativos particulares

– Diversas associações esportivas

– Ginásio de ginástica rítmica desportiva; estádio municipal; centro olímpico para natação, futebol no sintético, tiro com arco, ginástica rítmica, tênis de mesa e lutas

– Parque urbano com espaço para prática de voleibol de areia, caminhada, basquete

– Parque Temático das Águas

– Pista de skate;

– Pista de bicicross

– Academia de musculação ao ar livre

– Centro de Artes e Esportes Unificado com quadra poliesportiva lutas e esportes de mesa

– Ginásio de Esportes Alcides Pan tem capacidade para 3,7 mil pessoas; o Ginásio de Esportes Jaime Zeni para 400; e o Estádio Municipal 14 de Dezembro para 15 mil torcedores.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: