Saturday, December 14, 2019
Isenção e Verdade


Dezembro Vermelho orienta sobre o Teste Rápido para o HIV

Com o objetivo de alertar a população e divulgar as principais formas de combater o HIV, o dia 1º de…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia2 de dezembro de 2019, 17:34h

Clique Aqui


Com o objetivo de alertar a população e divulgar as principais formas de combater o HIV, o dia 1º de dezembro, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, a Aids chegou a ser listada como uma das 10 grandes ameaças de saúde com potencial de gerar diversas vítimas durante o ano. 

Engana-se quem pensa que a doença já está controlada. O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. A campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra Aids pretende incentivar as pessoas que tiveram algum comportamento de risco a procurar uma unidade de saúde para realizar o teste rápido. 

Ao todo 966.058 casos de Aids foram registrados no país considerando o período desde 1980 até junho de 2019. Em Toledo, são 212 casos notificados até 30 de novembro deste ano. 

Atividades de Prevenção

Algumas unidades já divulgaram os dias e horários que estão fortalecendo a campanha de prevenção.

A UBS do Jardim Porto Alegre iniciou atividades de orientação e panfletagem nesta segunda-feira (02). A programação segue até a próxima sexta-feira (06), sempre às 8h. No dia 09, às 13h30, será realizada palestra e atividades sobre HIV com os idosos. 

Na quarta-feira (04) as ações acontecem das 8h às 12h na UBS Dois Irmãos. Terá oferta de teste rápido e orientações sobre HIV/ Aids. 

Na próxima terça-feira (12), também das 8h às 12h, na UBS de Vila Ipiranga terá oferta de teste rápido e orientações sobre HIV/ Aids.

Na Estratégia de Saúde da Família do Cosmos, as ações de prevenção acontecem no dia 13 de dezembro, das 8h às 17h. 

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: