Monday, January 27, 2020
Isenção e Verdade


ESTRESSE: COMO AFETA O SEU CORPO E COMO GERENCIAR?

Veja o que a psicóloga Débora  Brand Banas orienta sobre este assunto. Você já experimentou a sensação de ter as…

Por redacao gazeta , em Rosangela Silva , no dia1 de novembro de 2019, 17:01h

Clique Aqui


Veja o que a psicóloga Débora  Brand Banas orienta sobre este assunto.

Você já experimentou a sensação de ter as mãos suadas diante de um primeiro encontro? Em uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público? Já sentiu seu coração bater acelerado diante de um conflito? Se a resposta foi sim, você sabe como é sentir estresse em seu corpo e mente.

Estresse nada mais é que uma resposta natural do nosso organismo a um estímulo. Diante do perigo, nosso corpo entra em ação. Inunda nossa corrente sanguínea com hormônios que elevam a frequência cardíaca, aumentam a pressão arterial e a energia, preparando o indivíduo para lidar com o problema.

Você com certeza convive com múltiplos desafios diariamente.  Como o cumprimento de prazos, pagamento de contas e malabarismos para conciliar carreira e família. Esses desafios fazem você sentir o estresse no dia a dia.

O problema surge quando nosso corpo entra em estado de estresse em situações inadequadas e por tempo prolongado.  O sistema de alarme natural do corpo pode ficar ligado constantemente. Isto pode trazer consequências sérias para a saúde.

Observe se você apresenta alguns desses sintomas:

Sintomas Cognitivos: Problemas de memória e concentração; Agitação, inquietação e pensamentos acelerados; Preocupação excessiva e constante.

Sintomas Físicos: Náuseas e/ou tonturas; Dores no peito, batimento cardíaco acelerado; Estar sempre cansado; Perda de libido; Alteração no sistema gastrointestinal; Dores de cabeça e musculares; Alterações no sono.

Sintomas Emocionais: Alterações no humor; Irritabilidade; Dificuldade para relaxar; Sensação de sobrecarga; Sentimento de solidão; Isolamento social; Infelicidade, choro fácil.

Se você se identificou é sinal que está na hora de buscar soluções. Separei algumas dicas para te ajudar a combater esse mal e aumentar a sua qualidade de vida.

Psicoterapia – procurar um psicólogo, para que ele ensine algumas técnicas que ajudam a lidar com os problemas e a vencer o estresse.

Atividade Física – a prática regular de exercícios físicos distrai a mente e libera endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar.

Técnicas de relaxamento – meditação e exercícios de respiração ajudam o organismo a entrar em estado de relaxamento.

Gerencie seu tempo – Aceite que você não pode fazer tudo de uma vez e comece a priorizar suas tarefas.

Evite usar as redes sociais em excesso – em algumas situações podem acabar causando tristeza, solidão e sensação de insatisfação para com a vida.

Mantenha um diário de estresse – isso o ajudará a se tornar mais consciente das situações que o deixam estressado. Anote a data, hora e local de cada episódio estressante, e observe o que você estava fazendo, com quem estava e como se sentia fisicamente e emocionalmente. Isso permitirá que você entenda o que desencadeia seu estresse e desenvolva melhores mecanismos de enfrentam

Psicóloga CRP 08/16796
Psicoterapia Adolescente/Adulto/Casal e Família
Neurometria Funcional (neurofeedback)

%d blogueiros gostam disto: