Saturday, February 22, 2020
Isenção e Verdade


Tempo: Frente fria avança sobre o Sul com alerta de tempestade nesta 2ª no RS, SC e PR

Áreas do Norte paranaense já realizam replantio da safra 2019/20 de soja; estado terá pior condição de chuva da região…

Por redacao gazeta , em AgroGazeta , no dia14 de outubro de 2019, 15:02h

Clique Aqui


Áreas do Norte paranaense já realizam replantio da safra 2019/20 de soja; estado terá pior condição de chuva da região nos próximos dias

Imagem de satélite nesta segunda-feira (14) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta segunda-feira (14) em todo o Brasil – Fonte: Inmet

Depois do calor intenso, áreas de instabilidade se intensificam sobre a região Sul do país neste início de semana com o avanço de uma frente fria. Esta segunda-feira (14) será de alertas com chance de chuvas nos três estados e ela seguirá pelos próximos dias.

“Áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil com a passagem de uma frente fria. Nuvens carregadas crescem sobre os três estados e provocam chuva moderada a forte, com raios e intensas rajadas de vento”, destaca a Climatempo sobre a previsão do tempo.

Ainda segundo a empresa meteorológica, podem ocorrer fortes rajadas de vento na região junto com as precipitações durante o dia. As pancadas de chuva vêm com raios durante à tarde ou à noite desta segunda-feira na maior parte da região.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (15/10 a 17/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (15/10 a 17/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para áreas dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O aviso vale para durante toda esta segunda-feira com perigo potencial.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª - Fonte: Inmet

Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª - Fonte: Inmet

Fonte: Inmet

Também é esperada uma queda de temperatura em toda a região Sul neste semana com as nebulosidades,  chuvas e também com a entrada dos ventos frios de origem polar, segundo a Climatempo. Nos últimos dias, houve registro de altas temperaturas.

Há chances de chuva neste início de semana em áreas do Norte do Paraná, onde produtores estão preocupados com os baixos níveis de precipitação. Algumas áreas já realizam o replantio da safra 2019/20 de soja na região sem reação das lavouras.

Em Goioerê (PR) quem já semeou pode ter que replantar. Apenas 40% da área já foi plantada no município que espera por chuvas nos próximos dias para diminuir os prejuízos. A expectativa já é de menos produtividade na soja e dificuldades para a safrinha de milho 2020.

De acordo com o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nas últimas 24 horas, baixos volumes de chuva foram registrados sobre a maior parte do Brasil. Os acumulados mais expressivos foram registrados em áreas do Norte do país e extremo Sul do Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas:

Mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Para os próximos dias, a tendência é de continuidade das chuvas com a frente fria e instabilidades muito ativas no Sul. “O tempo fica muito instável, com chuva frequente e risco de chuva forte nos três estados pelo menos até a próxima sexta-feira, 18 de outubro”, diz a Climatempo.

O mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias mostra que altos acumulados são esperados na região, confirmando as previsões desta segunda-feira, mas o Paraná será o estado que terá pior condição. Também chove bem sobre áreas da região Norte.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias - Fonte: Inmet

Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 14 até 22 de outubro, mostra chuvas moderadas a volumosas sobre vários pontos do país. Apenas Centro-Oeste e Nordeste terão poucas chuvas.

Já no período de 22 até 30 de outubro, o mapa de tendência de precipitação aponta que as chuvas seguem sobre a maior parte do país, mas os volumes diminuem um pouco, principalmente em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A região Nordeste deve seguir com condição bastante firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 14 de outubro até 30 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 14 de outubro até 30 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA/ Notícias Agrícolas


%d blogueiros gostam disto: