Saturday, October 19, 2019
Isenção e Verdade


Programa de Pavimentação Rural é destaque no Prêmio Gestor Público Paraná

Os excelentes resultados obtidos por meio de investimentos na condição público/privado entre a Administração Pública e os proprietários de áreas…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia11 de outubro de 2019, 17:20h

Clique Aqui


Os excelentes resultados obtidos por meio de investimentos na condição público/privado entre a Administração Pública e os proprietários de áreas rurais de Toledo, por meio de uma gestão de qualidade, mais uma vez colocam o município em destaque no Estado. O Programa de Pavimentação Rural está classificado para a final do Prêmio Gestor Público Paraná 2019 (PGP-PR). 

Nesta semana, após reunião da Comissão Julgadora do Prêmio foram finalizadas as atividades de avaliação do PGP-PR 2019. O tema deste ano foi Urbanismo: planejar o município é melhorar a vida. Nessa categoria, foram coroados os projetos com a melhor capacidade de planejamento e execução de ações que desenvolvam as áreas rural e urbana de seus respectivos municípios. Os projetos inscritos de outras áreas do governo foram premiados pelas demais categorias.

Foram 208 projetos cadastrados de 82 municípios do nosso estado. Isso consolida o PGP-PR 2019 como uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Só será possível conhecer os premiados em cada categoria no dia 12 de novembro durante a solenidade de premiação na Alep.

Reconhecimento

O Prefeito Lucio de Marchi enalteceu a notícia e comemorou o reconhecimento do Programas de Pavimentação Rural de Toledo. “Ficamos felizes em saber que mais uma vez Toledo está entre os melhores municípios do Estado do Paraná. Sem dúvida isso fortalece esse programa. Hoje o transporte escolar é qualificado por conta disso, melhorou a qualidade de vida do nosso produtor, além de influenciar diretamente no Valor Bruto da Produção, tornando o agronegócio cada vez mais forte e evitando o êxodo rural. O asfalto é qualidade de vida”, afirmou. 

“Isso veio coroar todo um trabalho iniciado na década de 2000, entre o poder público e produtores rurais de nosso município. Parceria essa que chega em 2019 com um resultado na marca de 350 quilômetros de estradas rurais pavimentadas”, avalia o Secretário de Infra-Estrutura Rural, Vilson André da Silva (Chumbinho). 

Ele explica que o que favorece essa parceria é o fato de Toledo ter sido colonizado de forma diferente, em pequenas propriedades, o que exige uma diversificação da produção, fazendo com que tenhamos que ter estradas apropriadas para escoamento da produção e recebimento de insumos por parte dos produtores. 

Hoje, dentro da parceria firmada de acordo com a legislação municipal, o município arca com 70% do investimento e os produtores organizados se responsabilizam pelos 30% restantes. 

Recuperação

“Além da pavimentação, também estamos engajados na recuperação de asfalto rural e na melhoria das estradas que não possuem pavimentação, dando boas condições de tráfego, seja para lazer ou para escoamento da produção”, explica Chumbinho. 

Os trabalhos executados em Toledo servem de modelo para diversos municípios brasileiros. É comum a vinda de comitivas de outros estados para conhecer o Programa de Pavimentação Rural de Toledo para tentar levar o projeto para seus municípios. 

“Estamos felizes em saber que estamos no caminho correto, aplicando bem o dinheiro arrecadado com os impostos dos contribuintes, principalmente do homem do campo”, finaliza Chumbinho, que torce para um reconhecimento ainda maior na final do Prêmio.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo