Saturday, October 19, 2019
Isenção e Verdade


9° Encontro das Trabalhadoras Rurais acontece no dia 24

O tradicional Encontro das Trabalhadoras Rurais de Toledo, realizado pelo município, acontece neste mês, no dia 24, a partir das…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia9 de outubro de 2019, 15:25h

Clique Aqui


O tradicional Encontro das Trabalhadoras Rurais de Toledo, realizado pelo município, acontece neste mês, no dia 24, a partir das 8h seguindo até às 16h30. O local disposto a sediar neste ano, foi o distrito de Dez de Maio, no Clube SOCEDEMA. Nesse dia, a programação diferenciada reúne as mulheres que representam o trabalho no campo, visando a valorização desse serviço, que influencia diretamente a economia municipal.

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) é responsável pela organização de todo o evento. A cada ano o número de participantes aumenta e as atividades desenvolvidas proporcionam um momento de diversão e confraternização.

Participarão 18 distritos, em torno de 650 envolvidos, contando com as trabalhadoras rurais, a equipe de organização, autoridades, entre outros.  A estrutura que está sendo montada para Dez de Maio é inédita, em um trabalho de mais de um mês de preparação, procurando parcerias como Sicredi, os Sindicatos Rurais e Posto Copauto.

O credenciamento e recepção das comunidades acontece às 8h, café partilhado às 8h30, cada comunidade faz seu café e partilha com todos, uma forma de preparar para a socialização. Após o café terá uma parte de relaxamento, que envolve meditação e reflexão.  

A SPM está preparando algumas surpresas para as trabalhadoras, explica a secretária de Políticas Para Mulheres, Larissa Ribeiro. “O evento está sendo organizado com muito carinho para que as nossas trabalhadoras do campo tenham um dia de diversão, alegria e integração. Teremos diversas atividades durante o dia, contamos com alguns parceiros que estarão presentes para atender as participantes. Haverá algumas surpresas nesse dia, mas podemos antecipar que será um grande evento”. 

Atividades do Outubro Rosa serão realizadas no encontro, lembrando o mês de prevenção ao câncer de mama. Participarão também profissionais que irão embelezar as mulheres. O almoço será preparado pela cozinha social, na parte da tarde acontece a gincana, momento mais esperado pelas trabalhadoras, envolvendo desde as mais novas até as participantes mais velhas. 

Após a gincana um momento cultural foi preparado pela comunidade, que será julgada pela banca que compõe a nota final da gincana, sendo a última atividade, que será finalizada com o lanche. Brindes serão sorteados durante toda a programação. 

O objetivo do encontro é proporcionar lazer, bem estar e valorização da mulher do campo, levar nesse dia o protagonismo para elas, dando um momento prazeroso, compartilhado com o município.    

“As mulheres são peças fundamentais, não só na agricultura, mas na economia do município, essas mulheres devem e vão ser valorizadas pela SPM, isso que a gente vem buscando em todos os eventos que são realizados, buscando valorizar ainda mais as nossas mulheres do município”, finaliza a coordenadora da SPM, Juliana Cremon. 

Ação Social 

Todas as comunidades precisam fazer uma ação social, onde foi realizado doação de alimentos, doação de vidros para o banco de leite do Hospital Bom Jesus, doação de material de limpeza, assim como bingo para arrecadação de recursos para auxiliar uma família que precisava de recurso para tratamento médico.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo