Sunday, July 5, 2020
Isenção e Verdade


Governo encaminha Plano Plurianual ao Legislativo

O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (30) para análise a Assembleia Legislativa o Plano Plurianual 2020-2023 (PPA). O documento…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia1 de outubro de 2019, 13:57h

O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (30) para análise a Assembleia Legislativa o Plano Plurianual 2020-2023 (PPA). O documento foi entregue ao deputado Ademar Traiano pelos secretários do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, da Fazenda, Renê Garcia, e pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva.

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública e apresentado sempre no segundo ano de cada nova gestão. A lei orienta as demais leis orçamentárias, estabelece as diretrizes, objetivos, programas, ações, indicadores e metas da administração pública estadual para um período de quatro anos.

O documento entregue para análise do legislativo soma 21 programas, dos quais 16 finalísticos, com impacto direto na vida da população, e cinco de gestão. Eles estão distribuídos em 342 inciativas, 183 metas e 60 indicadores de resultado. Para execução do PPA estão previstos investimentos de R$ 166,8 bilhões em quatro anos. As áreas de Educação, Saúde e Segurança irão receber a maior parcela dos recursos.

INOVAÇÕES NO PPA – A construção do Plano Plurianual trouxe novidades. “A principal foi a transparência e a participação da população paranaense nas consultas públicas, por meio do site que disponibilizamos, o www.planejaparana.pr.gov.br, e as audiências presenciais”, disse o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

Segundo ele, foram seis audiências (Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana, Umuarama, Cascavel e Guarapuava). Todas as reuniões foram transmitidas ao vivo pelo Facebook, permitindo que as pessoas que não puderam estar presentes acompanhassem as audiências e contribuíssem com sugestões ou comentários.

Outra inovação foi a utilização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual o Paraná se tornou signatário em 2019, como orientação na elaboração do plano.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: