Sunday, December 8, 2019
Isenção e Verdade


Outubro Rosa será neste sábado com evento no Parque Barigui

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove neste sábado (5) o Outubro Rosa no Parque Barigui, em…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia30 de setembro de 2019, 13:45h

CMIX.GIF

Clique Aqui


A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove neste sábado (5) o Outubro Rosa no Parque Barigui, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Paraná (SBCO), Fundação Athletico Paranaense e Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol).

O evento, com objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e a conscientização do diagnóstico precoce do câncer, é uma das ações do Paraná Rosa, que será lançado nesta terça-feira (1º), no Palácio Iguaçu, pela primeira-dama Luciana Massa.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês para conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

O secretário Ney Leprevost lembra que a melhor prevenção ainda é o diagnóstico precoce, reafirmando o propósito do governo Ratinho Junior em promover ações de conscientização para a população. Como deputado estadual, Leprevost foi o autor da lei que prevê a mamografia gratuita para mulheres com mais de 35 anos, mediante recomendação médica, para prevenção do câncer.

SERVIÇO – O Outubro Rosa no Barigui será das 9h às 16h, no estacionamento do Parque, entre o lago e a BR- 277.

Durante todo o dia haverá a oferta de serviços gratuitos para a comunidade, com aferição de pressão, monitoramento de glicemia, informações sobre o controle da obesidade e do sobrepeso, além de distribuição de material informativo.

Além disso, haverá um grande mutirão para atendimento jurídico e psicológico; espaço beleza com corte de cabelo e empréstimo de peruca, oficina de lenços (com doação de lenços, gorros, porta-dreno, sutiã e almofadas terapêuticas); cadastro para doação de prótese mamária; distribuição de informativos e revistas sobre câncer de mama; coleta de sangue e cadastro de doação de medula óssea.

O evento terá ainda uma caminhada e uma “cão-minhada” no parque, aula de zumba, desfile de carros antigos e a presença do Ride do Batom, um grupo de mulheres motociclistas de diferentes idades, profissões, e estilos.

Para as crianças haverá brinquedos infláveis e as presenças da recreacionista Lia Pink e dos palhaços Peri e Pipoca, além dos o mascotes do Hospital de Clinicas e do Erastinho.

HPV: a importância da imunização – Um dos destaques do evento será a conscientização sobre a importância da vacinação contra o HPV em adolescentes e jovens, alertando sobre a relevância da imunização de meninas de 9 a 12 anos e de meninos de 11 a 14 anos, que pode ser feita gratuitamente em todos os postos de saúde. O atendimento será feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Paraná (SBCO).

O HPV é transmitido pelo contato direto com mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Se seguido à risca, esse esquema vacinal protege contra quatro subtipos desse vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. O amadurecimento do sistema imunológico se consolida nessa faixa etária. Daí a necessidade de vacinação de meninas antes de um provável primeiro contato com o vírus e, em meninos, além de prevenir as neoplasias relacionadas ao HPV em homens, como câncer de pênis, canal anal e cavidade oral.

O câncer de mama também acomete homens. Embora raros, não deve ser ignorado. Em média, 125 homens morrem todos os anos no Brasil em virtude do câncer de mama.

APOIOS – O Outubro Rosa no Barigui vai contar também com o apoio das seguintes instituições: Sociedade Paranaense de Oncologia, Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol),  Associação das Amigas da Mama, Hospital Erasto Gaertner, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hemepar, Michele Jamkoski Maquiagens, Instituto Atitude na Cabeça, Fundação Pró Renal, Fundação Atlhetico Paranaense, SESC Portão, Dr.ª Caroline Beatrice Ramos – Cãominhada, Mary Kay – Prevenção de saúde, Mãos Sem Fronteira, Gestual Danças de Salão, Clube da Alice, Clube da Divas Solange Emerick, Cida Leite Soroptimistas, Palhaço Piri, Lia Pink, Salvador Tenedine Sax, Zeila Plath- Defesa Pessoal e Filhas do Vento Curitiba.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

%d blogueiros gostam disto: