Saturday, December 14, 2019
Isenção e Verdade


Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa no dia 7

Começa no dia 7 de outubro a primeira fase da campanha de vacinação contra o Sarampo, e segue até dia…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia30 de setembro de 2019, 16:54h

Clique Aqui


Começa no dia 7 de outubro a primeira fase da campanha de vacinação contra o Sarampo, e segue até dia 25 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento será no horário normal de cada UBS, e direcionado a crianças com no mínimo seis meses de vida e que ainda não completaram cinco anos de idade. Serão vacinadas apenas crianças que ainda não receberam nenhuma dose. É obrigatório levar o cartão de vacinação e um documento.

E no sábado dia 19 de outubro acontece o Dia D. Todas as UBS estarão abertas das 8 às 17 horas exclusivamente para aplicação de vacina contra o Sarampo. Neste dia serão atendidas apenas as crianças na faixa etária da campanha. O objetivo do Dia D é facilitar aos responsáveis que trabalham em horário comercial, para que possam vacinar as crianças sem precisar faltar no trabalho.

De acordo com a Enfermeira do Setor de Epidemiologia, Rosana Cerbarro, é importante vacinar as crianças, visto que são mais susceptíveis a contrair o Sarampo, bem como maiores agravamentos por consequência da doença. “O Sarampo é uma doença altamente infecciosa, e sua transmissão acontece de forma semelhante à Gripe, por secreções respiratórias, como no espirro, tosse, entre outros. Pode evoluir para complicações graves inclusive óbito, principalmente nas crianças”. 

Casos recentes no Brasil

Desde o ano de 2016 o Brasil possuía o certificado de erradicação do Sarampo, no entanto, em 2018 começaram surgir casos da doença em alguns estados do país, inclusive no Paraná. Para Rosana, “Isso acontece porque há pessoas que não estão vacinando os filhos ou a elas mesmas. Felizmente não temos casos registrados em Toledo, mas é essencial que se mantenha as vacinas em dia”.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: