Thursday, July 16, 2020
Isenção e Verdade


Prefeitura outorga permissão de uso da antiga Casa do Brinquedo para Associação dos Autistas

Na manhã desta quinta-feira (26), mais uma conquista importante para a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia26 de setembro de 2019, 15:50h

Na manhã desta quinta-feira (26), mais uma conquista importante para a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA foi alcançada. Dessa vez, por meio do decreto Nº 639, de 26 de novembro de 2019, ficou outorgado a permissão de uso de imóvel pertencente ao município para uso da VIDA.

Ficou decretado que a associação poderá utilizar o imóvel, que fica localizado no Loteamento Conjunto Habitacional Barão do Rio Branco, antiga Casa do Brinquedo. A área destinada possui 281 m². A permissão de uso do patrimônio público, é gratuita e por tempo indeterminado e destinará ao funcionamento da sede da Associação de Familiares e Amigos Autistas.

Durante a assinatura, realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura, participaram o Prefeito Lucio de Marchi, a vereadora Janice Salvador e a Presidente da Associação, Danubia Portolan. Atualmente a associação conta com 85 crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para Presidente da Associação, Danubia Portolan, os trabalhos hoje são realizadas para um futuro próximo. Temos as crianças autistas na associação de 4 a 24 anos, daqui 20 anos eles terão 40 e o que vai acontecer com eles, quem vai abrigar eles, às vezes nem a família aceita que a pessoa é autista. Por isso temos que trabalho em prol dessas pessoas e verificar suas necessidades e ajudá-las a suprir”.

“Nós da associação, estamos se preocupando com o que será dos autistas idosos, o que vai acontecer. Em um novo espaço que também está em conversa com a administração, queremos fazer uma clínica escola, um espaço para fazer uma horta, um jardim sensorial,, fazer uma piscina de terapia, para eles ficarem lá daqui uns anos. Alguns são severos e não são inseridos no mercado de trabalho e ficam em casa o dia todo”, ressaltou Danubia. 

Para a vereadora Janice Salvador, que auxiliou na viabilização dessa conquista com o Poder Executivo, a associação faz um trabalho fundamental de articulação das famílias que têm crianças, adolescentes e jovens autistas. “Quando a Prefeitura presta esse tipo de apoio está realizando uma ação extremamente importante, pois está facilitando, promovendo o trabalho da associação, dando condições para que ela possa estar fazendo seu trabalho”.

Janice informou que atualmente a  associação está num espaço pequeno, e como está crescendo, necessita de um local maior para realizar suas atividades. “Ela está agregando mais pessoas e nesse novo espaço a melhores condições para o trabalho da associação”.

O Prefeito Lucio de Marchi afirmou que há uma discussão junto à administração, para que a associação conquiste uma área maior, em que possa instalar uma clínica escola. “Assim pode-se expandir as atividades já visando a atendimento aqueles adultos que terão muita dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, que são os autistas severos. Essas concepções promovem a garantir de um bom trabalho para o grupo”. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: