Thursday, December 12, 2019
Isenção e Verdade


Prefeitura outorga permissão de uso da antiga Casa do Brinquedo para Associação dos Autistas

Na manhã desta quinta-feira (26), mais uma conquista importante para a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia26 de setembro de 2019, 15:50h

CMIX.GIF

Clique Aqui


Na manhã desta quinta-feira (26), mais uma conquista importante para a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA foi alcançada. Dessa vez, por meio do decreto Nº 639, de 26 de novembro de 2019, ficou outorgado a permissão de uso de imóvel pertencente ao município para uso da VIDA.

Ficou decretado que a associação poderá utilizar o imóvel, que fica localizado no Loteamento Conjunto Habitacional Barão do Rio Branco, antiga Casa do Brinquedo. A área destinada possui 281 m². A permissão de uso do patrimônio público, é gratuita e por tempo indeterminado e destinará ao funcionamento da sede da Associação de Familiares e Amigos Autistas.

Durante a assinatura, realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura, participaram o Prefeito Lucio de Marchi, a vereadora Janice Salvador e a Presidente da Associação, Danubia Portolan. Atualmente a associação conta com 85 crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para Presidente da Associação, Danubia Portolan, os trabalhos hoje são realizadas para um futuro próximo. Temos as crianças autistas na associação de 4 a 24 anos, daqui 20 anos eles terão 40 e o que vai acontecer com eles, quem vai abrigar eles, às vezes nem a família aceita que a pessoa é autista. Por isso temos que trabalho em prol dessas pessoas e verificar suas necessidades e ajudá-las a suprir”.

“Nós da associação, estamos se preocupando com o que será dos autistas idosos, o que vai acontecer. Em um novo espaço que também está em conversa com a administração, queremos fazer uma clínica escola, um espaço para fazer uma horta, um jardim sensorial,, fazer uma piscina de terapia, para eles ficarem lá daqui uns anos. Alguns são severos e não são inseridos no mercado de trabalho e ficam em casa o dia todo”, ressaltou Danubia. 

Para a vereadora Janice Salvador, que auxiliou na viabilização dessa conquista com o Poder Executivo, a associação faz um trabalho fundamental de articulação das famílias que têm crianças, adolescentes e jovens autistas. “Quando a Prefeitura presta esse tipo de apoio está realizando uma ação extremamente importante, pois está facilitando, promovendo o trabalho da associação, dando condições para que ela possa estar fazendo seu trabalho”.

Janice informou que atualmente a  associação está num espaço pequeno, e como está crescendo, necessita de um local maior para realizar suas atividades. “Ela está agregando mais pessoas e nesse novo espaço a melhores condições para o trabalho da associação”.

O Prefeito Lucio de Marchi afirmou que há uma discussão junto à administração, para que a associação conquiste uma área maior, em que possa instalar uma clínica escola. “Assim pode-se expandir as atividades já visando a atendimento aqueles adultos que terão muita dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, que são os autistas severos. Essas concepções promovem a garantir de um bom trabalho para o grupo”. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: