Saturday, May 30, 2020
Isenção e Verdade


Plataforma PIÁ recebe o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico

O Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema que desburocratiza a prestação dos serviços públicos do Estado, simplifica e facilita a vida…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia26 de setembro de 2019, 13:42h

Clique Aqui


O Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema que desburocratiza a prestação dos serviços públicos do Estado, simplifica e facilita a vida do cidadão paranaense, recebeu nesta quinta-feira (26) o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico. A iniciativa reconhece projetos e soluções de governo eletrônico que aprimoram a administração pública e oferecem melhores serviços ao cidadão.

O PIÁ tirou em primeiro lugar, entre 89 participantes do prêmio, que é entregue anualmente desde 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 27 de junho deste ano, desenvolvido pela Celepar, o PIÁ é o primeiro programa de inteligência artificial aplicado ao serviço público do Brasil. A plataforma reúne mais de 380 serviços do Governo em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações. Ele possui níveis de informações personalizadas e se ajusta conforme a utilização. Para acessá-lo, basta entrar no site www.pia.pr.gov.br ou baixar o aplicativo e fazer as perguntas.

Ratinho Junior ressalta que a plataforma de prestação deserviços é um passo importante para o Paraná se tornar um dos Estados mais inovadores do Brasil. “Muitos países conseguiram prestar melhores serviços à população usando esta tecnologia. Todas as informações que o cidadão precisa estão disponíveis com muito mais facilidade”.

Leandro Moura, presidente da Celepar, ressalta a importância do programa para o cidadão. “O PIÁ nasceu para facilitar a vida do paranaense. Com um click, é possível pagar contas, obter informações que agilizam o dia a dia. O prêmio nos orgulha, principalmente o time Celepar que não mediu esforços para a criação do programa”, disse ele.

Com o PIÁ, o paranaense pode contar com mais agilidade em serviços como agendar atendimento em órgão públicos, segunda via de documentos, consultar pontuação da CNH, emitir guias de pagamentos, verificar o boletim dos filhos. O sistema de inteligência artificial demorou três meses para ser concebido e foi criado para ser simples, intuitivo e para que seja enxergado rapidamente pela população como uma plataforma auxiliar.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: