Wednesday, December 11, 2019
Isenção e Verdade


Semana da árvore tem ação no Horto Florestal

Da Natureza Nada se tira a não ser fotografias Nada se leva a não ser lembranças Nada se deixa a…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia25 de setembro de 2019, 13:39h

CMIX.GIF

Clique Aqui


Da Natureza

Nada se tira a não ser fotografias

Nada se leva a não ser lembranças

Nada se deixa a não ser pegadas

Nada se queima a não ser energia

Nada se mata a não ser o tempo

Nada se transforma a não ser sua alma!

Essa é a mensagem que consta na entrada do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth em Toledo. Com a mesma filosofia, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e integrantes da Polícia Ambiental realizaram uma atividade prática alusiva ao Dia da Árvore, comemorado no último sábado, 21 de setembro. 

Várias ações de divulgação, principalmente nas redes sociais, procuram mostrar um pouco sobre espécies de árvores presentes na flora de Toledo durante a Semana da Árvore. No Horto Florestal foram identificadas algumas espécies com a afixação de placas com o nome de cada uma delas. 

“Esse faz parte de um projeto para identificar as árvores de todos os parques urbanos de Toledo. Essa é a primeira ação nesse sentido. O objetivo é que as pessoas aprendam mais sobre as árvores nativas da nossa cidade”, explicou a Bióloga da pasta, Lilian Cardoso. 

Muitos servidores não conheciam o interior do parque em sua plenitude. A ação visou proporcionar essa interação com a natureza e foi precedida de alguns exercícios de preparação e engajamento dos participantes.

Projeto de arborização

O Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Neudi Mosconi, também participou da ação e informou que já estão disponíveis no Viveiro Municipal, sete mil árvores, que fazem parte de um planejamento para um projeto de arborização da cidade.

Elas serão plantadas na Avenida Parigot de Souza, Cirne Lima, José João Muraro, Roberto Fachini, Barão do Rio Branco, Rua dos Pioneiros e Carlos Sbaraini. 

“Além disso, estamos ampliando o retorno de 1% para 2% na contrapartida da Sanepar para programas ambientais. Parte desse recurso (aproximadamente R$1,5 milhão nos próximos quatro anos) deverá ser investido na recuperação da arborização de vários outros espaços públicos da cidade. Mais de 30 mil árvores deverão ser plantadas somente nas vias públicas. Isso poderá representar um incremento de 30% do quantitativo de árvores existentes”, informou Mosconi. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: