Thursday, July 16, 2020
Isenção e Verdade


Tecpar apresenta soluções tecnológicas a empresários europeus

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu nesta segunda-feira (23) uma delegação de empresários europeus que participam do Inovação…

Por redacao gazeta , em Geral , no dia24 de setembro de 2019, 10:08h

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu nesta segunda-feira (23) uma delegação de empresários europeus que participam do Inovação e Matchmaking Tour to Brasil, uma série de encontros promovidos pela Enrich in Brazil – Rede Europeia de Centros e Hubs de Pesquisa e Inovação. Ao longo da semana, o grupo formado por representantes de empresas, startups e entidades de pesquisa visitará instituições que atuam nas áreas de biotecnologia e energias renováveis em busca de oportunidades de inovação para futuros negócios e parcerias.

A delegação foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pelo diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo da Silva Junior. Callado apresentou aos empresários um panorama das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pelo instituto.

“O Paraná já coleciona grandes avanços na geração de energias renováveis e o Tecpar, sempre focado na inovação, está aberto para estudar novas parcerias que venham contribuir para fortalecer este setor que está em constante expansão”, disse Jorge Callado.

ENERGIAS RENOVÁVEIS – Os empresários conheceram as ações desenvolvidas pelo projeto Smart Energy Paraná, apresentadas pelo diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues. O instituto coordena o Programa Paranaense de Energias Renováveis e é responsável pela secretaria executiva do Smart Energy. O objetivo do projeto é desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social, mobilizando as competências do Estado e da sociedade.

As atividades de prospecção e inteligência tecnológica realizadas pela Agência Tecpar Inovação foram apresentadas pelo gerente da unidade, Marcus Zanon. No final do encontro, o grupo visitou o Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente e a Incubadora Tecnológica do Paraná (Intec).

COOPERAÇÃO – Desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), o Enrich in Brazil é um projeto de cooperação internacional que busca construir relações sustentáveis entre a Europa e o Brasil na área de ciência, tecnologia e inovação. O centro oferece diversos serviços para organizações brasileiras e europeias, como serviços de informação, treinamento, infraestrutura, consultoria, entre outros.

O roteiro do Inovação e Matchmaking Tour to Brasil em Curitiba inclui ainda visitas à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e ao Instituto Lactec. Na quinta-feira (25), o grupo estará em Foz do Iguaçu, visitando a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

PRESENÇAS – A comitiva europeia foi liderada pela gerente de parcerias do Enrich in Brazil, Jaqueline Gil. Estiveram presentes Antti Pinomaa, da Universidade de Tecnologia de Lappeenranta (Finlândia); Caroline Carriel Schmitt, do Instituto de Pesquisa e Tecnologia de Catálise e Instituto de Tecnologia Karlsruhe (Alemanha); Eric Delacour, da Fertigaz – empresa de desenvolvimento de biogás (França); María del Pilar de Miguel Ortega, do Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (Espanha) e Mojca Grandovec, da Embaixada da República da Eslovênia no Brasil.

Também participaram a consultora da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Thais Soares; os empresários brasileiros Marcos Nascimento e Nuno Alexandre Caldas, e o diretor de Projetos e Negócios Internacionais da Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Izoulet Cortes Filho. Fonte: Assessoria Tecpar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: