Saturday, July 4, 2020
Isenção e Verdade


“Os desafios da Cultura na atualidade” é tema da Conferência de 2019

Este é o ano das conferências e a Cultura também está inserida neste calendário. No dia 26 de outubro, a…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia24 de setembro de 2019, 17:32h

Este é o ano das conferências e a Cultura também está inserida neste calendário. No dia 26 de outubro, a partir das 8h, acontece a V Conferência Municipal de Cultura de Toledo (CMCT). O evento será realizado no Auditório Acary Oliveira, anexo à Prefeitura. 

A promoção e organização fica por conta do Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo (CMPC) em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura. Ela constitui-se em um amplo canal de debate e deliberação de diretrizes, para o fortalecimento da gestão da Cultura no Município e de programas estratégicos para a construção do Plano Municipal de Cultura. 

Pré-Fórum

A V CMCT terá duas etapas: primeiro serão realizados dois Pré-Fóruns setoriais nos dias oito e nove de outubro. Sempre das 19h30 às 22h. É nesse momento que cada segmento artístico-cultural poderá escolher seu representante e elencar as propostas a serem validadas na Conferência para a construção das políticas culturais do município. 

“O Pré-Fórum é o momento dos segmentos artístico-culturais escolherem seus representantes que terão como missão atuar na construção das políticas culturais  de Toledo e trazer as demandas de suas respectivas áreas. Todos que participarem terão a oportunidade de trazer propostas que depois de aprovadas na conferência do dia 26, comporão o Plano Municipal de Cultura”, reforçou a Presidente do Conselho de Cultura, Silvana dos Santos Silva. 

Ela também lembra que essa participação é critério para votar e ser votado na V Conferência Municipal de Cultura. 

Inscrição

O regulamento e o formulário de inscrição para participação da Conferência estão disponíveis no site da Prefeitura de Toledo, disponível neste link

O Secretário de Cultura, Odemilson Elias dos Santos, destaca a importância do envolvimento tanto da classe artística, quanto da comunidade. “Esse é o momento de participar das decisões e ajudar a nortear os rumos da Cultura de nosso município”, afirmou. 

Mapa Cultural

Outro critério para participar das atividades é a inscrição no Sistema Municipal de Cultura. Toledo adotou uma nova plataforma, mais interativa e funcional, no qual os artistas e produtores culturais deverão realizar o seu cadastro.

A nova plataforma pode ser acessada clicando aqui

Conferência

A segunda etapa acontece no dia 26 de outubro a partir das 8h no Auditório Acary de Oliveira. Para trabalhar o tema da conferência, “Os desafios da Cultura na atualidade” os participantes terão a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Marila Velloso. 

Currículo

Marila  Velloso é artista da dança, produtora, pesquisadora e professora no Curso de Dança da Unespar desde 1991. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA com o

objeto de estudos das políticas culturais em dança. Em 2015, como consultora da UNESCO, trabalhou no Plano Nacional das Artes junto à Funarte e MinC. Por quatro anos foi do Colegiado Setorial de Dança e por dois anos Conselheira Nacional de Políticas Culturais. Fez parte da Comissão do Fundo Nacional de Cultura. Co criadora do Fórum de Dança de Curitiba, atuou firmemente para a criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Paraná. Em 2015, co-organizou o livro Dança e Política: estudos e práticas. Entre 2005 e 2009 esteve Coordenadora de Dança na Fundação Cultural de Curitiba e, entre 2004 e 2005, esteve como diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: