Sunday, December 8, 2019
Isenção e Verdade


Com sucesso de público 11ª Semana Farroupilha encerra com show do Xirú Missioneiro

Depois de cinco dias de programação a 11ª edição da Semana Farroupilha de Toledo foi finalizada no último domingo (22)…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia23 de setembro de 2019, 16:08h

CMIX.GIF

Clique Aqui


Depois de cinco dias de programação a 11ª edição da Semana Farroupilha de Toledo foi finalizada no último domingo (22) com café campeiro, grenal de bombacha e show com o cantor Xirú Missioneiro. O evento que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo, tem como objetivo de homenagear a memória dos “heróis farroupilhas”. Neste ano, a Semana Farroupilha de Toledo promovida pela Secretaria da Cultura contou com o apoio dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

Quem compareceu na quarta-feira (18), primeiro dia de programação, pode assistir a cavalgada de condução da Chama levada pelos cavaleiros e recebida pelo Prefeito e os Patrões que a escoltaram até o acampamento Farroupilha. Em seguida, participaram da Missa Crioula. 

De acordo com a organização do evento, a estimativa é que aproximadamente 600 pessoas passaram diariamente no galpão, somando mais de 3 mil pessoas em todos os dias de evento. “Temos que agradecer principalmente aos membros dos CTGs que não mediram esforços para que tudo fosse realizado de forma maravilhosa. Estamos contentes em proporcionar um evento tão bonito como este”, destacou o Secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos.

O Secretário destacou sobre a positividade do evento e agradeceu pela presença do público. “Foi de extrema importância que este evento acontecesse. Superamos todos os desafios e dificuldades, e com certeza, essa foi uma das edições mais importantes e gratificantes já realizadas. Foram reunidos tradicionalistas que relembraram dos costumes do sul. A parceria do executivo e dos membros das entidades foram de êxito”. 

Odemilson ainda agradeceu a Comitiva Marca de Casco que esteve presente, Sociedade Rural de Toledo, Cabanha Saracura que esteve conduzindo a Chama Crioula na Abertura e encerramento, Rancho do Gaúcho, Servidores Municipais que auxiliaram na estrutura, todos os envolvidos nesta edição da Semana Farroupilha. 

O patrão do CTG Chama Crioula, Orandi Gayardo, agradeceu aos servidores da Prefeitura de Toledo pelos trabalhos em parceria com os CTGs e tradicionalistas. “Essa parceria com os CTGs e os amigos tradicionalistas fluiu muito bem, cada um fez sua parte e todos juntos fizeram um trabalho excelente, tivemos apresentações maravilhosas e até parece que teve mais gente este ano. A expectativa é que para o ano que vem seja melhor ainda pois o galpão está ficando pequeno pois todos os anos o público vem aumentando”.

Para o Prefeito Lucio de Marchi, autor da LEI “R” N° 83, de 19 de dezembro de 2003 que instituiu a data no calendário de eventos do município, na época vereador, é gratificante ver que ano após ano a cultura como um todo é preservada e lembrada de forma positiva. “Foi lindo os dias de festividades no Galpão Farroupilha. Pude ir todos os dias e ver o empenho das pessoas para que tudo fosse realizado da melhor forma possível. Estamos contentes em preservar essa tradição em Toledo”. 

Os Centros de Tradições Gaúchas, o Estância da Liberdade e o Chama Crioula, são grupos tradicionalistas em Toledo. Uma das atividades mais esperadas na Semana Farroupilha é o Grenal de Bombacha. O resultado ficou no Feminino: Grêmio 5 x 3 Inter; Masculino: Grêmio 4 x 5 Inter e Infantil: Grêmio 1 x 2 Inter.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: