Thursday, December 12, 2019
Isenção e Verdade


Municípios do Oeste ganham prêmios do Programa Cidades Sustentáveis

Premiação reflete o engajamento dos municípios dentro do programa com a implementação e manutenção de Boas Práticas “O Oeste do…

Por redacao gazeta , em Geral , no dia20 de setembro de 2019, 09:00h

CMIX.GIF

Clique Aqui


Premiação reflete o engajamento dos municípios dentro do programa com a implementação e manutenção de Boas Práticas

“O Oeste do Paraná mostra engajamento com uma agenda super avançada globalmente”. É o que ressalta o coordenador nacional do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão. A conquista de cinco prêmios por boas práticas implantadas nos municípios da região reforça este reconhecimento. As condecorações foram entregues nesta quarta-feira (18), na 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, na conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, em São Paulo.

Os premiados do Oeste do Paraná foram, Vera Cruz do Oeste, com o 3º lugar no tema ‘Desigualdade Econômica’, na categoria ‘Cidades Pequenas’. Na mesma categoria, Ubiratã conquistou o 2º lugar no tema ‘Acesso a Serviços’. Santa Terezinha de Itaipu alcançou o 3º lugar e outro prêmio com o primeiro lugar nacional no tema ‘Desigualdade Econômica’, com o projeto Coleta Seletiva. Mais um município do Oeste, Toledo, este na categoria ‘Cidades Médias’, no tema ‘Acesso a Serviços’, conquistou o 3º lugar.

“A premiação é estimulante para melhorar sempre”, destaca o chefe da Divisão de Coleta Seletiva de Santa Terezinha de Itaipu, Darlei Sauer de Souza. Valdeni Alexandre Ciconello Neto, de Ubiratã, observa que, o prêmio foi conferido a uma boa prática que, ao invés do modelo tradicional de atendimento em Saúde, promoveu a organização em território baseado na vulnerabilidade das pessoas que integram os setores para promover maior eficácia.

“Pra nós é motivo de grande orgulho. Nós incentivamos a agricultura familiar, por intermédio da feira com comércio de produtos, e destaque para a participação das mulheres”, ressalta Sara Jane Conte, de Vera Cruz do Oeste. 

Prêmio Nacional

A premiação com abrangência nacional, com municípios distribuídos por 15 estados de todo o Brasil, e o número de prêmios conquistados pelo Oeste Paraná, reflete o engajamento no programa, segundo Jorge Abrahão. “Estão de parabéns todos os municípios por desenvolverem excelentes trabalhos de sustentabilidade e, nosso reconhecimento especial aos premiados”, ressalta o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden (Mano).

Conforme a organização, a premiação foi conferida de acordo com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade Econômica, foco em gênero e raça; Acesso a Serviços, voltado à saúde, educação e infraestrutura; e Acessibilidade.

Neste ano o prêmio foi promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa conta com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú.

Gestão regional

A gestão nacional do ‘Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

Uma comitiva de 36 pessoas da região esteve presente ao evento de entrega da premiação na conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, com o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis. Fonte Assessoria Lindeiros.

%d blogueiros gostam disto: