Friday, December 6, 2019
Isenção e Verdade


Chegada da chama crioula abre festejos da 11ª Semana Farroupilha em Toledo

O Acampamento Farroupilha está armado no Parque Ecológico Municipal Diva Paim Barth e é aberto a toda população. A Revolução…

Por redacao gazeta , em Geral , no dia19 de setembro de 2019, 13:26h

CMIX.GIF

Clique Aqui


O Acampamento Farroupilha está armado no Parque Ecológico Municipal Diva Paim Barth e é aberto a toda população.

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrada em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul. A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil.

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas. Ela transcende o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Durante a semana são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico de 1835 a 1845, quando houve uma revolta regional com a intenção de separar-se do Império do Brasil. A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrada em 20 de setembro.

Em Toledo, as programações da 11ª Semana Farroupilha tiveram início nesta quarta-feira (18) com a cavalgada de condução da Chama e Missa Crioula. A chama crioula foi levada pelos cavaleiros e recebida pelo Prefeito e os Patrões que a escoltaram até o acampamento Farroupilha. Ali ficará durante até o encerramento, no próximo domingo (22).

 O Prefeito Lúcio de Marchi destacou a importância dos festejos e da valorização da cultura gaúcha. Junto com os demais Patrões dos centros de tradição gaúcha (CTGs) abriram as portas do acampamento e deram início às comemorações. O Acampamento Farroupilha está armado no Parque Ecológico Diva Paim Barth e é aberto a toda população.

O Secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos, avaliou de forma bastante positiva o início das atividades. “Com a colaboração de todos os tradicionalistas e de várias famílias da sociedade foi possível superar as dificuldades que tivemos para organizar o evento e proporcionar essa belíssima abertura. Mérito dos CTGs e das secretarias de governo que se empenharam para que tudo desse certo”, avaliou.

O acampamento segue aberto e a programação dessa quinta-feira (19) começa a partir das 18h. Após as apresentações do CTG Estância da Liberdade haverá uma Tertúlia Livre, que se trata de um encontro de amigos, seguido de um baile oferecido pelo próprio CTG. No domingo dia 22, haverá o grande show com Gaúcho Missioneiro.

Domingo as 18h30 no Galpão da semana farroupilha
%d blogueiros gostam disto: