Saturday, May 30, 2020
Isenção e Verdade


Universidades estaduais fortalecem parcerias internacionais

As universidades do Paraná estão participando da quarta edição da chamada pública “Capacitação e Internacionalização para o Ensino Superior”, lançada…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia12 de setembro de 2019, 13:35h

Clique Aqui


As universidades do Paraná estão participando da quarta edição da chamada pública “Capacitação e Internacionalização para o Ensino Superior”, lançada pelo British Council no mês de junho. A iniciativa fortalece o processo de internacionalização das universidades estaduais.

A chamada faz parte do programa Universidades para o Mundo que tem o objetivo de estabelecer acordos de cooperação entre as universidades do Estado e universidades britânicas, fortalecendo estratégias internacionais e fomentando pesquisas inovadoras.

A proposta enviada pelo Paraná tem o apoio da Fundação Araucária, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Ulster University, universidade da Irlanda do Norte. A instituição irlandesa investiu 15 mil libras para o desenvolvimento das pesquisas colaborativas entre as universidades. O conhecimento científico produzido será disponibilizado em acervos digitais para os pesquisadores do Paraná.

INOVADOR – As áreas de conhecimento previstas no edital são humanidades, inovação e empreendedorismo. O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo do Estado, Aldo Bona, afirma que a pesquisa está alinhada aos interesses do Paraná em se tornar o estado mais inovador do país. “Com essa ação será fortalecido o processo de internacionalização das universidades estaduais. O trabalho integrado entre as instituições também contribuirá para a geração de inovação e de novos conhecimentos”, diz Bona.

“Buscamos o trabalho em rede com as universidades estaduais para fortalecer a disseminação do conhecimento e da internacionalização, por meio de indicadores e criação de novas ferramentas inovadoras” afirmou a gerente sênior de projetos de educação superior da British Council, Vera Regina Oliveiras.

NOVOS ACORDOS – Essa é a terceira edição do projeto, que contará com financiamento da instituição britânica. O projeto também deve resultar em novos acordos e parcerias entre os países. “A parceria entre as universidades estaduais, a Ulster University e a British Council desenvolverá pesquisas relacionadas à coleta de dados no âmbito nacional e internacional, contribuindo para uma melhora na qualidade do ensino superior no Estado”, afirma a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná, Eliane Segati Rios Registro. Ela destaca que a Ulster University tem a expertise necessária para auxiliar na criação de uma rede empreendedora e inovadora nas universidades.

SEMINÁRIO – A chamada pública foi lançada durante o seminário Garantia da Qualidade na Internacionalização, realizado em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos dias 17 e 18 de junho de 2019, em Brasília.

Foram discutidos métodos e ações para apoiar medidas que garantam a qualidade nos processos de internacionalização das instituições de ensino superior. Com a presença de especialistas no tema, o seminário apresentou tendências atuais, no Reino Unido e no mundo, para a operacionalização e o apoio à autoavaliação.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: