Thursday, June 4, 2020
Isenção e Verdade


Secretaria da Cultura e Unioeste oferecem Oficinas de Conhecimento no Ceu das Artes

O convênio entre a Prefeitura Municipal de Toledo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná foi o primeiro passo…

Por redacao gazeta , em Cidade , no dia9 de setembro de 2019, 15:16h

O convênio entre a Prefeitura Municipal de Toledo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná foi o primeiro passo para a efetivação dessa parceria que envolveu a Secretaria da Cultura e programas de graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Em seguida foram realizadas reuniões entre a direção da instituição, a orientadora e os estagiários a fim de consolidar as ações e de definir o seu andamento. 

“Como forma de viabilizar a formação dos licenciandos e de fomentar a aproximação entre a Universidade e a sociedade civil, o estágio de docência dos alunos e das alunas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais pode ser realizado em organizações públicas ou privadas quando estas estiverem voltadas para o ensino e/ou formação.  Diante desta formulação, decidimos realizar o estágio de docência dos alunos e das alunas acima nomeados no CEU de Toledo que é um equipamento público que oferece atividades culturais, de formação e de qualificação principalmente para os residentes nas regiões periféricas da cidade”, afirma a Doutora Andréia Vicente, orientadora dos estagiários envolvidos. 

“Durante o estágio de docência, o equipamento e a estrutura do CEU serão utilizados pelos licenciandos para instrumentalizar conteúdos aprendidos na Universidade que serão compartilhados e debatidos com a sociedade do seu entorno. Tomando como ponto de partida a ideia de “mobilização social” que é tão cara aos equipamentos culturais, pensamos o oferecimento de oficinas para a formação de jovens como forma de aprofundar ainda mais a relação do CEU com a comunidade do seu entorno, além de aproximar esta mesma comunidade e a própria instituição da Universidade. Acreditamos também que a presença e interação entre universitários e os jovens pode ser uma oportunidade ímpar para que estes últimos saibam a respeito do que é uma instituição de ensino superior pública, laica e de qualidade e se sintam encorajados a frequentá-la”, complementa a orientadora. 

Um dos objetivos da criação de equipamentos públicos como a Praça CEU das Artes é “ser um polo de incentivo ao desenvolvimento educacional, cultural, social e esportivo da comunidade”.

‘As realizações das oficinas favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico, assim como amplia os conhecimentos dos participantes acerca dos seus direitos e do exercício da cidadania. O acesso à educação de qualidade e ao conhecimento científico ainda é um tanto restrito na nossa sociedade, sobretudo para populações de regiões periféricas, com esse convênio, poderemos oferecer várias outras oficinas, envolvendo também outros cursos da UNIOESTE e abrindo o leque de oportunidades para os jovens da comunidade do entorno do CEU”, afirma Isabela Olsen, coordenadora do espaço.  

Durante os meses de maio a agosto deste ano de 2019, os estagiários frequentaram o espaço do equipamento para “observar e coletar informações a respeito dos seus objetivos, estrutura, trabalho e resultados” Entre os meses de junho a setembro, os alunos licenciandos ministraram oficinas para jovens de 14 a 29 anos. 

Cada oficina conta com duração de duas horas e os temas variaram entre “Cidadania e participação política”; “Segurança pública: drogas e o sistema carcerário”; “Bullying e suas consequências”; “Diversidade cultural”; “Mulheres” e “Inclusão social das pessoas com deficiência”.

A última oficina acontece no dia 12 de setembro e as inscrições podem ser feitas na hora. Até agora, mais de vinte jovens já foram contemplados nas atividades. Para o Secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos, este é mais um ponto positivo para jovens de Toledo. “É um passo a mais no desenvolvimento social e cultural. É um momento de alegria para os gestores e uma evolução na vida dos participantes”. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: