Thursday, June 4, 2020
Isenção e Verdade


Desfile de 7 de Setembro reúne 20 mil pessoas em Curitiba

Aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam neste sábado (7), em Curitiba, o desfile cívico-militar que comemora os 197 anos da Proclamação…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia9 de setembro de 2019, 14:36h

Aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam neste sábado (7), em Curitiba, o desfile cívico-militar que comemora os 197 anos da Proclamação da Independência, segundo estimativas da Polícia Militar do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assistiu a solenidade de 7 de Setembro na Avenida Cândido de Abreu, acompanhado de sua família, do comandante da 5ª Divisão do Exército, general de divisão José Russo Assumpção Delgado, do vice-governador Darci Piana e de diversas autoridades.

Entre estudantes de escolas municipais e estaduais, setores da sociedade civil e representantes das Forças Armadas e de segurança, cerca de 6 mil de pessoas marcharam no desfile, que também contou com a apresentação de carros históricos, veículos militares e aeronaves das Polícias Civil e Militar.

O governador Ratinho Junior afirmou que a solenidade resgata o espírito cívico e amor pela Pátria. “A data valoriza a história da Independência do Brasil, um País que tem um território gigantesco onde se conseguiu manter uma unidade cultural”, afirmou. “Depois de 197 anos, ainda existe a vontade da população de resgatar o verde-amarelo, de fortalecer cada vez mais a nossa bandeira e o patriotismo. É uma festa muito bonita, em que se veem os pais com as crianças e as tropas muito organizadas”, disse.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou a importância histórica da data, que representa a união nacional. “Celebramos a alegria de sermos brasileiros, de termos uma Pátria Livre e a vontade da nossa gente de fazer o melhor e viver pelo Brasil”, afirmou.

SOLENIDADE – O desfile foi organizado pelo Governo do Estado e pela 5ª Divisão de Exército. As atividades começaram às 9 horas com a revista das tropas militares. Em seguida, iniciou o desfile cívico, aberto pela Liga da Defesa Nacional e com a participação de seis escolas municipais, 13 estaduais e 14 entidades civis.

Na sequência, houve a apresentação militar, com desfile do Exército, Marinha e Aeronáutica, além das unidades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal estiveram envolvidos no desfile militar. Alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Academia Policial Militar do Guatupê também participaram.

SEMANA DA PÁTRIA – Em Curitiba, as celebrações da Semana da Pátria começaram em 30 de agosto, em cerimônia no Palácio Iguaçu em que foi acesa a pira com o Fogo Simbólico da Pátria. A chama ficou acesa durante toda a semana em frente à sede do governo, e foi apagada ao final do desfile militar pelo vice-governador Darci Piana.

O Fogo Simbólico, idealizado por um grupo de patriotas em 1938, representa o sentimento cívico do povo brasileiro e reafirma o compromisso da juventude em manter viva a chama do amor à pátria. A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional e, desde então, a cerimônia do Fogo Simbólico abre as comemorações da Independência na Semana da Pátria.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade a primeira-dama, Luciana Saito Massa; o comandante da 5ª Região Militar, general de brigada Aléssio Oliveira da Silva; o comandante do Cindacta II, coronel aviador Marcos Kentaro Adachi; o capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado; o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho; os comandantes da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; e do Corpo de Bombeiros, Samuel Prestes; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach; e os deputados estaduais Alexandre Amaro, Rubens Recalcatti e Élio Rush.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: