Friday, December 6, 2019
Isenção e Verdade


Saúde mental fortalece ações durante o Setembro Amarelo

Conforme o Ministério da Saúde,  o suicídio é considerado como um problema de saúde pública no Brasil e dados estatísticos…

Por redacao gazeta , em Cidade Saúde , no dia6 de setembro de 2019, 15:36h

CMIX.GIF

Clique Aqui


Conforme o Ministério da Saúde,  o suicídio é considerado como um problema de saúde pública no Brasil e dados estatísticos tem aumentado progressivamente em relação ao brasileiro tirar a sua própria vida. Esses números já deveriam ser suficientes para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.

Durante todo o ano, porém mais específico no mês de setembro diversas ações serão previstas em Toledo, em um movimento chamado de Setembro Amarelo, para chamar a atenção da população para esse problema. 

Para este mês, servidores da Saúde Mental da Secretaria de Saúde do município estão com uma programação de diversos encontros nos serviços da rede de atendimentos, além de empresas privadas, compreendendo a importância da máxima  divulgação da temática e serviços de apoio existentes. 

“O foco principal é trabalhar com a população a valorização da vida, entendendo nela, viver com qualidade tanto no aspecto físico,  emocional, de relacionamentos, obtendo hábitos saudáveis, prática de algum exercício físico, momentos de lazer, entre outros”, comenta a diretora da Saúde Mental Ruth da Silva Lemes. 

O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém tira sua própria vida por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas, não só por profissionais, mas também por todas as pessoas.

Permitir que as pessoas desabafam e falam sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores e seus problemas, por isso a quebra do tabu de que falar sobre o suicídio incentiva sua prática,  deve ser extinto. A orientação é a de que em casos de pensamentos suicidas, busque-se ajuda! Podendo ser nas Unidades Básicas de saúde e Serviços de urgência e emergência em casos agudos. ( nas tentativas).

Confira as ações programadas da Saúde Mental,  para atividades com a rede de atendimento sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio:

✔02/09 – CRAS II (caps II)

✔05/09 – UBS concórdia (caps AD)

✔09/09 – CRAS III (caps infantil)

✔11/09 – (manhã) Florir (caps AD)

✔11/09 – (tarde) Florir (CAPS AD)

✔13/09 – certi (ASM)

✔17/09 – (noite) Pratti

 Donaduzzi (caps AD)

➡17/09- Pratti ( tarde) caps2)

✔17/09 (manhã) Prati Donaduzzi (CAPS i)

✔20/09 CEJU (ASM)

✔21/09 – grupo escoteiros (caps AD)

✔25/09 – grupo de pais e amigos Aconchego (caps AD)

✔ 27/09 CEJU (ASM)

✔04/10 Certi Pioneira (ASM)

✔a programar – SMED (caps II)

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

%d blogueiros gostam disto: