Sunday, July 5, 2020
Isenção e Verdade


Paraná é destaque em produção de alimentos de qualidade

A capacidade do Brasil, e particularmente do Paraná, de produzir alimentos de qualidade e de conquistar mais mercados pelo mundo…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia6 de setembro de 2019, 14:19h

A capacidade do Brasil, e particularmente do Paraná, de produzir alimentos de qualidade e de conquistar mais mercados pelo mundo foram destacados pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no 7.º Fórum de Agricultura da América do Sul, que acontece em Curitiba. O vice-governador Darci Piana também participou do evento. 

“A agropecuária brasileira já mostrou sua força, sendo responsável por aproximadamente 45% do comércio exterior do País. No Paraná, o agronegócio ocupa cerca de 75% da exportação. A tendência é de crescimento acompanhando as previsões de produção”, afirmou Ortigara no evento, que foi aberto nesta quinta-feira (05) e reúne representantes de 15 países.

Segundo ele, nos próximos dez anos a produção atual brasileira de 240 milhões de toneladas de grãos deverá chegar próximo de 350 milhões, enquanto se prevê um acréscimo de 7 milhões de toneladas de carne às 26 milhões de toneladas produzidas hoje. “E isso sem expandir a área já ocupada”, acentuou.

HALAL – Durante o painel, o diretor-executivo da Cdial Halal, Ali Saifi, falou sobre as oportunidades que se abrem para as proteínas animais Halal (permitido). A Cdial Halal é uma das certificadoras dos produtos provenientes de abate que seguem as normas permitidas pela religião islâmica. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne Halal, com 52% do mercado. O Paraná lidera a produção de frango Halal. “O Brasil e o Paraná têm muito a ensinar”, disse Saifi.

Segundo ele, as oportunidades de mercado continuam se abrindo. Há aproximadamente 1,8 bilhão de muçulmanos espalhados nos cinco continentes, com previsão de chegar a 2,2 bilhões em 2030. O Brasil possui 1,5 milhão de muçulmanos. De acordo com Saifi, o mercado global de produtos e serviços Halal tem valor estimado de US$ 6,4 trilhões, com crescimento entre 15% e 20% ao ano, com destaque para a China, que ocupa o primeiro lugar (12,9% de participação).

EVENTO – O 7.º Fórum de Agricultura da América do Sul, que prossegue nesta sexta-feira (06), tem como tema nesta edição “Da Produção ao Mercado – Global e Sustentável”. Serão cerca de 40 painéis com palestrantes brasileiros e estrangeiros.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: