Saturday, December 14, 2019
Isenção e Verdade


Mais de 600 mulheres da região participam de Seminário da Mulher do Campo em Santa Helena

Um dia de conhecimento. De socialização. Mais de 600 mulheres atendidas pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná…

Por redacao gazeta , em AgroGazeta , no dia4 de setembro de 2019, 11:13h

Clique Aqui


Um dia de conhecimento. De socialização. Mais de 600 mulheres atendidas pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), participaram do II Seminário Regional de Valorização da Mulher do Campo nesta terça-feira (03), em Santa Helena. O número de participantes superou as expectativas que a organização tinha até a última semana, que previa uma participação de 500 pessoas. A segunda edição reuniu mais que o dobro da primeira edição, no ano passado, quando mais de 300 pessoas de 20 municípios participaram do evento.

O seminário destacou as pequenas propriedades rurais e o protagonismo feminino em todos os setores da economia. Uma palestra motivacional abriu os trabalhos, seguida por 16 temas ministrados por intermédio de oficinas. Foram abordados,  auriculoterapia, Reiki, geoterapia, homeopatia voltada para saúde da mulher, alimentação saudável, cultivo, manejo e reprodução de orquídeas, técnicas de cultivo de suculentas, plantas alimentícias não convencionais (Panc’s), uso de plantas medicinais, artesanato de biscuit, artesanato de fuxico, produção de cosméticos naturais, produção e consumo de probióticos naturais, mandala lunar e linhas de crédito para mulheres empreendedoras.

Protagonismo

O propósito de destacar a importância da mulher no meio rural, seu protagonismo, fortalecer o trabalho da mulher na produção e transformação e geração de renda no campo, foi cumprido, conforme o presidente da Biolabore, Douglas Kunz.

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, ressalta que para o município foi muito importante sediar o seminário. “Temos no agronegócio nossa maior vocação e a participação da mulher neste setor é fundamental”, frisa.

Aceitação

Socialização, lazer e descontração com troca de conhecimento foram estimulados, e avaliados positivamente, conforme uma das participantes, de Santa Helena, Divanir Spohr. “É um dia especial em que, por intermédio da palestra e das oficinas conseguimos levar muito conhecimento”, destaca Catarina David, de Matelândia.  Rejane Ames, de Entre Rios do Oeste, observa que o empreendedorismo rural é importantíssimo na sustentação da família, o que em grande parte é feito pela mulher. “Foi um dia especial e de muito conhecimento”, frisa Nilvana dos Santos, de Matelândia. Marlisa Sloboja, de Santa Tereza do Oeste, participou pela segunda vez e ressalta que, no ano anterior buscou conhecimento no cultivo de orquídeas e conseguiu aperfeiçoamento. “A palestra que tivemos foi importante para motivar”, frisa Inês Becker, de Entre Rios do Oeste.

Expectativas renovadas

Conforme a tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, o evento superou todas as expectativas e tem avaliação muito positiva. A vice-presidente da Biolabore, Cristiani Cavilhão frisa que com o sucesso do evento deste ano, há expectativa positiva já para a próxima edição. 

O seminário é promovido pela Biolabore, em parceria com o Centro de apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Itaipu Binacional, Prefeitura de Santa Helena, instituições financeiras e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. |Fonte e crédito fotos: Assessoria Biolabore.

Toledo se fez presente

Uma grande equipe de Toledo se fez presente no evento, organizado pela secretaria de agricultura do município que hoje esta sob o comando do secretário e também produtor Lídio Michels.

%d blogueiros gostam disto: