Thursday, December 5, 2019
Isenção e Verdade


Seminário de Valorização da Mulher do Campo espera mais de 500 participantes

Aproximadamente 500 mulheres da região Oeste do Paraná são esperadas em Santa Helena no dia 03 de setembro para o…

Por redacao gazeta , em AgroGazeta , no dia30 de agosto de 2019, 08:59h

CMIX.GIF

Clique Aqui


Aproximadamente 500 mulheres da região Oeste do Paraná são esperadas em Santa Helena no dia 03 de setembro para o 2º Seminário Regional Valorização da Mulher no Campo. O evento tem como objetivo destacar as pequenas propriedades rurais e o protagonismo feminino em todos os setores da economia. Estão confirmadas representantes de 26 municípios da região. Na primeira edição do seminário, no ano passado, mais de 300 pessoas de 20 municípios participaram do evento.

A tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, ressalta que, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres representam 43% da força do trabalho agrícola, com atuação no foco empreendedor em associações, cooperativas e outros setores, o que reflete a importância do seminário.  

O evento terá como momentos principais uma palestra motivacional e a capacitação técnica por intermédio de oficinas. Os temas compreendem auriculoterapia, Reiki, geoterapia, homeopatia voltada para saúde da mulher, alimentação saudável, cultivo, manejo e reprodução de orquídeas, técnicas de cultivo de suculentas, plantas alimentícias não convencionais (Panc’s), uso de plantas medicinais, artesanato de biscuit, artesanato de fuxico, produção de cosméticos naturais, produção e consumo de probióticos naturais, mandala lunar e linhas de crédito para mulheres empreendedoras.

Protagonismo

Dentre os objetivos, o que se quer é destacar importância da mulher no meio rural, seu protagonismo, fortalecer o trabalho da mulher na produção e transformação e geração de renda no campo. Socialização, lazer e descontração com troca de conhecimento entre as participantes são estimulados, conforme o presidente da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Douglas Kunz.

A iniciativa do seminário é inerente à missão da cooperativa de trabalhar com ações de desenvolvimento rural sustentável e tem relação com os eixos do Programa Cidades Sustentáveis e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme Débora Guerino Boico, uma das organizadoras do encontro.

O seminário é promovido pela Biolabore, em parceria com o Centro de apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Itaipu Binacional, Prefeitura de Santa Helena, instituições financeiras e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Programação

A recepção das convidadas está agendada para ocorrer a partir de 8h e 30 minutos. O início das atividades está programado para 9h e 30min com palestra motivacional. Às 11h iniciam as oficinas, que terão continuidade a partir de 13h e 30 minutos. O encerramento está previsto para 16 horas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Biolabore, (45) 3268 3258.

%d blogueiros gostam disto: