Monday, June 1, 2020
Isenção e Verdade


Saúde do trabalhador rural é tema de videoconferência

A Secretaria de Estado da Saúde e o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest) realizaram nesta sexta-feira (30) uma…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia30 de agosto de 2019, 13:54h

Clique Aqui


A Secretaria de Estado da Saúde e o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest) realizaram nesta sexta-feira (30) uma videoconferência com enfoque para a atividade rural. O secretário Beto Preto abriu o encontro, que envolveu as Regionais de Saúde, e destacou a importância da discussão, especialmente pela vocação e a relevância do Paraná no setor agrícola.

“Como médico do trabalho, sei a importância de incentivarmos os cuidados da saúde dos trabalhadores do campo”, disse ele. “Vamos reforçar este assunto, inclusive com a participação dos municípios, com enfoque na atenção primária, até mesmo neste momento de construção do nosso Planejamento Regional Integrado”, afirmou. A videoconferência tratou de medidas de prevenção e proteção aos trabalhadores de silos e armazéns-gerais, evitando, por exemplo, explosões e incêndios em secadores de cereais e acidentes com máquinas e equipamentos agrícolas.

No Estado, foram registrados 4.835 acidentes de trabalho graves no meio rural dos últimos 12 anos. Foram 302 óbitos no período, sendo 24 deles em silos. A vigilância constante destes processos, tem como objetivos a orientação e sensibilização de gestores e trabalhadores nas melhores práticas, com o intuito de mitigar os riscos de acidentes.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, disse que a Secretaria da Saúde quer integrar as ações de saúde. “Queremos repassar esses conhecimentos para todas as equipes das regionais para que trabalhem com os municípios nestas diretrizes e possam integrar e olhar o usuário que chega à nossa unidade como um trabalhador”, disse Maria Goretti.

REFERÊNCIA – O Cest é um centro de referência para o desenvolvimento da política de saúde do trabalhador do Paraná e tem por objetivo organizar a atenção integral à saúde do trabalhador no âmbito do SUS no Estado, com ações na atenção básica, média e alta complexidade e de vigilância à saúde, apoiando e incentivando os municípios para o desenvolvimento destas ações, com garantia de participação do controle social em todas as etapas.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: