Saturday, June 6, 2020
Isenção e Verdade


Incubadora do Tecpar amplia apoio a empresários do Paraná

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) lançou edital para selecionar 16 empresas inovadoras que buscam o apoio do Instituto de…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia30 de agosto de 2019, 13:52h

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) lançou edital para selecionar 16 empresas inovadoras que buscam o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná para desenvolver seus negócios. A novidade desta edição é que a área de atuação das candidatas foi ampliada para incluir mais cidades.

Até então, o edital previa vagas apenas para Curitiba e Jacarezinho, onde o Tecpar tem câmpus. Nesta edição foram incluídos os municípios de Araucária, em que o instituto também está presente, e as cidades integrantes do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP).

Para os dois câmpus localizados na Grande Curitiba há cinco vagas para a incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e cinco para não residentes, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. Nas cidades do Norte Pioneiro são três vagas para incubação residente para Jacarezinho e três para a modalidade não-residente para este município e os outros quatro vizinhos da região.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a estratégia prevista neste edital é contemplar mais empresários que possam receber apoio da incubadora. “Uma das vocações do instituto é dar suporte ao empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná. Para ampliar a área de atuação, contemplamos novos municípios para que empresários paranaenses possam desenvolver seus negócios com o apoio da incubadora do Tecpar”, destaca.

Outra novidade do edital é a possibilidade de modalidade de coworking, em que espaços da incubadora podem ser compartilhados.

PROCESSO SELETIVO – Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter, até 27 de setembro, seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. O projeto deve conter três requisitos: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos); base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento); e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).

O gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Gilberto Passos Lima, ressalta que, como forma de apoio às empresas, a Intec oferece descontos nos custos de incubação, conforme o nível de maturidade e etapa do programa de incubação. “Os descontos iniciais podem chegar a 70% no custo de incubação. Além disso, para empresas classificadas na categoria empresa nascente pode haver um desconto cumulativo de 20% até o final do contrato, a título de incentivo”.

O edital observa que uma empresa nascente é aquela constituída há no máximo dois anos ou que se encaixa como Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

ETAPAS – Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A cada trimestre o grau de maturidade é avaliado.

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

INTEC – Ao longo de 30 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a cerca de 100 negócios. Atualmente, quatro empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia e Toys for Boys – Chemistry Automotive.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: