Monday, June 1, 2020
Isenção e Verdade


Desenvolvimento rural e infraestrutura são temas do PPA em Cascavel

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, realizou a quinta audiência pública…

Por redacao gazeta , em Estadual , no dia29 de agosto de 2019, 16:50h

Clique Aqui


O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, realizou a quinta audiência pública do Plano Plurianual 2020-2023. O encontro foi nesta quinta-feira (29), em Cascavel, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e reuniu produtores rurais, lideranças do agronegócio e autoridades.

Na reunião foram apresentados dois programas. Um deles é Desenvolvimento Rural e Abastecimento com Sustentabilidade. O chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento Manoel Chaves mostrou que o programa visa um meio rural inovador, com oportunidades de renda, qualidade de vida e modelos de produção agrícolas sustentáveis, que agregam valor aos produtos e que promovem inclusão produtiva e social.

Na audiência, pedidos e sugestões relacionados com a área da agricultura e abastecimento foram entregues à equipe de governo. Questões como a do Sandro Gregório, que pediu a criação de conselho consultivo de governo com todos os segmentos e projeto para o desenvolvimento da região. João Matheus de Castro sugeriu uma plataforma para intermediar a venda de produtos gerados pelos pequenos produtores rurais.

O segundo programa apresentado na audiência em Cascavel foi Modernização da Infraestrutura do Paraná, que pretende otimizar a infraestrutura de transporte do Estado por meio de sua modernização e viabilização da integração multimodal de transporte, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Alguns dos resultados esperados são manter as rodovias estaduais em boas condições de tráfego e ampliar a capacidade desta vias, proporcionando maior segurança aos usuários. A ampliação da malha rodoviária tem ainda o objetivo de aumentar o transporte de pessoas. Outro benefício das intervenções deve ser a atração de novos investimentos e a expansão dos já existentes.

Eduardo Cartaxo, chefe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, destacou a metodologia e as etapas para a elaboração do PPA. “Já foram concluídas as duas primeiras etapas: consultas públicas e elaboração da Proposta do Plano Plurianual. Agora, na terceira etapa, as audiências públicas dão a oportunidade para que a sociedade organizada possa participar presencialmente no processo do planejamento do PPA”, explicou Cartaxo.

A formulação do PPA passará por mais duas etapas – a consolidação do documento no formato de Projeto de Lei e Aprovação do Plano Plurianual pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Também participaram da audiência o deputado estadual Marcio Pacheco e o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Texerinha).

NA PRÁTICA – O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Ele tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo a permitir a continuidade do processo de planejamento.

Quem não pode comparecer ao encontro tem a oportunidade de participar com ideias e sugestões por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Secretaria do planejamento.

A última audiência pública do Plano Plurianual 2020-2023 acontece nesta sexta-feira (30), em Guarapuava, às 14h, e terá transmissão ao vivo no http://Facebook do Governo do Paraná.

Confira a data e local:
Guarapuava
30/08, das 14h às 16h
Auditório da Faculdade Guairacá, Rua XV de Novembro, 7050

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d blogueiros gostam disto: